1ª Reunião de Profissionais de Arquivos e Bibliotecas do Ibram/Minc

publicado: 07/05/2010 13h10,
última modificação: 07/05/2010 13h10

Nos dias 3 e 4 de maio, na unidade administrativa do Instituto Brasileiro de Museus do Rio de Janeiro-RJ, foi realizada a 1ª Reunião de Profissionais de Arquivos e Bibliotecas do Ibram/MinC. O encontro, promovido pela Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal do Ibram (CGSIM) , por meio da Coordenação de Acervos e Memória, apresentou e debateu programas e projetos desenvolvidos para as áreas de arquivos, bibliotecas e gestão documental dos museus e da área central da instituição.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do Ibram/MinC, José do Nascimento Junior, que ressaltou a importância da valorização dos arquivos e bibliotecas de museus enquanto serviços de informação. Nascimento anunciou ainda a criação do Centro de Documentação e Informação do instituto, em Brasília.

Durante o encontro, a coordenadora da CGSIM, Rose Miranda, destacou o expressivo volume de bens conservados nas 28 unidades do Ibram/MinC. Segundo ela, o acervo bibliográfico soma 776.272 bens e o acervo arquivístico é formado por 529.472 itens e 408 metros lineares de documentos. A soma destes bens atinge cerca de 1,5 bilhões.

Temas como o 4º Fórum Nacional de Museus, que pela primeira vez terá um grupo de trabalho específico para a área de informação em museus, e o projeto de integração de bancos de dados em um sistema de gestão compartilhada, que vai possibilitar o desenvolvimento de serviços integrados de disseminação dos acervos documentais e bibliográficos do instituto pela internet, foram destaques durante o evento.

Os 52 profissionais que participaram do encontro compartilharam as experiências promovidas na área documental e bibliográfica das unidades museológicas em que atuam. Ao final, foi aprovada a criação do Sistema de Arquivos e da Rede de Bibliotecas dos Museus do Ibram/Minc, estruturas que têm o objetivo de incentivar a integração e comunicação, além de possibilitar a definição de padrões, normas e metodologias comuns.