10ª Semana de Museus: instituições podem responder pesquisa até 6 de junho

publicado: 22/05/2012 16h58,
última modificação: 29/05/2012 15h59

10ª Semana de Museus, que aconteceu entre 14 e 20 de maio, reuniu 1.100 instituições com eventos em todo o país. Para medir os resultados da iniciativa, o Instituto Brasileiro de Museus está realizando pesquisa com as instituições participantes. O questionário está disponível aqui e pode ser respondido até o dia 6 de junho.

Entre as questões estão perguntas sobre infraestrutura, público e arrecadação. Com as informações levantadas, o Ibram/MinC pretende conhecer melhor os museus brasileiros, suas características e como interagem com a comunidade. O objetivo é unir dados que auxiliem no aprimoramento das próximas edições da Semana de Museus.

Promovida pelo Ibram/MinC, em parceria com os museus brasileiros, a Semana de Museus acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) e tem como principal objetivo despertar o interesse da sociedade para o setor e atrair cada vez mais visitantes às instituições museais.

Números crescentes
De acordo com pesquisa realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), durante a 9ª Semana de Museus, em 2011, o número de visitantes aumentou 87% em relação ao identificado na semana anterior ao evento.

A pesquisa em 2011 foi respondida por 432 das quase 1 mil instituições que se inscreveram para participar das atividades. As respostas também mostraram que as instituições contrataram, além de seus profissionais habituais, cerca de 1.700 pessoas e contaram com  3.621 voluntários que auxiliaram na realização dos eventos.

Texto: Ascom/Ibram