MAI disponibiliza a publicação ‘Inventário Participativo Pessoas e Memórias’

publicado: 30/08/2018 15h30,
última modificação: 30/08/2018 15h36

O Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI/Ibram) disponibilizou essa semana o livro Inventário Participativo Pessoas e Memórias. A publicação foi produzida, organizada e escrita pela equipe do museu em conjunto com vários moradores e pescadores tradicionais da região da Região Oceânica de Niterói (RJ).

Pesca MAI_Ruy LopesO livro reúne as entrevistas realizadas com 40 moradores de Itaipu, indicados pela própria comunidade, e é ilustrado com imagens do fotógrafo Ruy Lopes – que retratam a região nas décadas de 60, 70 e 80 -, e que hoje fazem parte do acervo do MAI. Além disso, a publicação inclui um Mapa dos Pontos de Pesca e um Glossário com as expressões utilizadas nas falas originais dos entrevistados, preservadas na transcrição dos textos.

Situado dentro do território pesqueiro de Itaipu, o MAI desenvolve trabalhos com os pescadores tradicionais desde 2010 e inclui em suas ações educativas e exposições informações sobre a importância sociocultural da pesca e dos pescadores da região. A partir desse contato, foi identificada como ação prioritária a necessidade da valorização e preservação das memórias locais.