Nova diretora toma posse no Museu Regional de São João del-Rei

publicado: 11/02/2020 09h12,
última modificação: 18/02/2020 11h47

A nova diretora do Museu Regional de São João del-Rei, Eliane Marchesini Zanatta, tomou posse na quarta-feira, 5 de fevereiro, na sede da instituição. A cerimônia contou com a presença de todos os colaboradores do museu e da dirigente do Escritório de Representação Regional do Instituto Brasileiro de Museus, em Minas Gerais, Cláudia Maria Chaves.

Eliane Marchesini Zanatta, tomou posse como diretora do Museu Regional de São João del-Rei

Eliane possui graduação em História pela Universidade Católica de Petrópolis e doutorado e mestrado em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Com especialização em diferentes áreas, a nova diretora possui formação em Conservação e Restauração, realizada no Istituto per l’Arte e il Restauro Palazzo Spinelli, na Itália.

Durante 35 anos, ocupou cargos no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e no Ibram. Nesse período, entre outras atribuições, ficou 18 anos responsável pelo Laboratório de Conservação e Restauração do Museu Imperial, além de atuar como Coordenadora Administrativa do Paço Imperial e Coordenadora Administrativa da 14ª Superintendência Regional do Iphan, à época com abrangência nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Distrito Federal.

Segundo Eliane, seus planos visam contribuir com o crescimento do Museu Regional de São João del-Rei através de uma atuação objetiva. “Considero as dificuldades apresentadas no campo museal como desafios para criar novas soluções e otimizar processos”, comenta a diretora.

A cerimônia de posse foi realizada dez meses após a chamada pública realizada pelo Ibram. O processo de seleção contou com oito candidatos e foi realizado em Belo Horizonte.

Texto: Museu Regional de São João del-Rei