7º Encontro Paulista de Museus acontece na próxima semana em SP

publicado: 18/06/2015 10h37,
última modificação: 18/06/2015 10h37

Com o tema Museus: fórum das comunidades, o 7º Encontro Paulista de Museus (EPM) acontece entre os dias 24 e 26, na capital paulista.

A programação traz conferências, palestras, lançamentos de publicações relacionadas à museologia e a apresentação de “Painéis digitais” com ações desenvolvidas por diferentes instituições. As inscrições podem ser feitas até domingo (21) na página do evento na internet.

Realizado pelo Sistema Estadual de Museus de SP e a Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari, em parceria com o British Council, o encontro traz este ano participantes internacionais, como a diretora adjunta do Science Museum, de Londres (Reino Unido), Jean Franczyk; Marlen Mouliou, presidente do Comitê Internacional de Museus de Cidade (Camoc/Icom), da Grécia; Iain Watson, diretor do Tyne & Wear Archives and Museums, também do Reino Unido; e o espanhol Joán Valles, professor da Universidade de Girona. Confira a programação completa.

“O Encontro Paulista de Museus é, atualmente, um dos principais eventos da área de museus no Brasil, reunindo mais de mil dirigentes, profissionais e estudantes paulistas e de todo o país”, afirma Marcelo Mattos Araujo, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo. “A cada ano, ele tem proposto temas atuais para o debate do setor museológico, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais”.

O British Council é parceiro do EPM pelo terceiro ano consecutivo. A inclusão dos britânicos no evento faz parte do Programa Transform de Museus, do qual a Secretaria de cultura do estado é parceira em diversas iniciativas. “Trabalhamos juntos pela formação dos profissionais de museus, pela qualificação dos museus e pela melhoria das condições de gestão no setor museológico no estado e no país”, explica a diretora adjunta de artes do órgão, Lucimara Letelier.

Texto: Divulgação Secult SP
Edição: Ascom/Ibram