Museus Ibram

A arte de Clécio Penedo é exposta no Museu Nacional de Belas Artes

publicado: 21/10/2019 15h42,
última modificação: 17/12/2019 15h44

Na próxima quinta-feira (24), a arte do pintor, gravador e desenhista Clécio Penedo (1934-2004) volta a ser exposta no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)/Ibram durante a mostra “Clécio Penedo: És Tupi do Brasil”. A exposição pode ser visitada até 15 de dezembro.

Obra ” Ad miró Miró 1990″ de Clécio Penedo

O mineiro Clécio Penedo frequentou de 1954 a 1956 a Escola Nacional de Belas Artes/ENBA, que funcionava no mesmo prédio do MNBA.  A partir da década de 70, desenvolve diversos trabalhos no Centro de Pesquisa de Arte, sob a orientação de Ivan Serpa e de Bruno Tausz, tendo sido aluno dos cursos de gravura em metal e desenho com Eduardo Sued e Aluízio Carvão, no MAM/RJ. Entre seus trabalhos de destaque, está o painel “Brasil Colonização e Independência” (1987), que se encontra no acervo do Museu Histórico Nacional/Ibram.

Em 1977, o artista recebe um material de propaganda política despertando um interesse pelas questões indígenas, então em voga nas discussões públicas da época. Penedo passa a pesquisar o tema e a fazer anotações em forma de desenhos que seriam a base para a primeira das séries, intitulada “És tupy do Brasil”, com a presença do índio brasileiro, que o singularizou. Nela, os índios se tornam suporte para uma campanha imaginária. A beleza dos desenhos contrasta com o misto de ironia e acidez com que o tema é tratado.

Depois, numa segunda fase de imagens com a presença do índio, Penedo promove um diálogo dos indígenas com grandes nomes da história da Arte, principalmente à europeia, evocando personagens dos quadros de Velasquez, Goya, Picasso, e Miró, dentre outros.

Com curadoria de Ayrton Costa, a exposição “Clécio Penedo: És Tupi do Brasil” conta com um catálogo reunindo textos de Ana Letícia Penedo, André Couto, Ivan Doro, Ronaldo Auad e apresentação de Ayrton Costa, e ainda um site, todos produzidos exclusivamente para a mostra. Para os organizadores, a mostra é uma oportunidade para o público conhecer e/ou reencontrar a obra de Clécio Penedo.

Museu Nacional de Belas Artes funciona das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados das 13h às 18h.