A boemia dos cabarés nas pinceladas de Lígia Vellasco

publicado: 15/02/2016 08h23,
última modificação: 15/02/2016 08h23

cabare2Na próxima quinta-feira (18), o Museu Regional de São João del-Rei (MRSJDR/Ibram) recebe a exposição de pinturas Cabaret, da artista plástica Lígia Vellasco. A pintora, que realizou sua primeira mostra há quase 60 anos no Museu Regional, traz 12 quadros para esta nova exposição, que aborda o estilo sedutor e sensual de mulheres que usam do corpo – e da alma – para ganhar a vida. A mostra pode ser vista pelo público de 19 de fevereiro a 04 de março.

Em contraste ao modo de vida tradicional de São João del-Rei, a “mais antiga das profissões” adentra o espaço da arte e se mistura à História, numa exposição que trata da boemia nos cabarés do final do século XIX. Os grandes decotes e as roupas curtas de cores vibrantes se contrapõem à formalidade dos ternos e das cartolas, em ambientes da Belle Èpoque, período de otimismo e estabilidade

Natural de São João del-Rei, Lígia Vellasco pinta e expõe seu trabalho desde 1958. Já morou no Rio de Janeiro e em Ouro Preto e foi aluna de importantes artistas como João Quaglia e Jair Inácio. Ao todo foram mais de 25 exposições individuais e dezenas de coletivas, feitas pela artista no Brasil e exterior.