Exposição no Museu de Arqueologia de Itaipu atrai índios Guarani

publicado: 23/04/2013 17h09,
última modificação: 27/09/2013 17h17

Em comemoração ao Dia do Índio, o Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI/Ibram), em Niterói (RJ), inaugurou na última sexta-feira (19), a exposição Tekoa Mboy-Ty: uma semente Guarani no Museu de Arqueologia de Itaipu.

A Dança dos Guerreiros foi apresentada na abertura da exposição

O evento marcou a abertura de uma oca tradicional Guarani, construída ao longo dos últimos dois meses por membros da aldeia Tekoa Mboy-ty, para a visitação do público, além da inauguração de três painéis educativos que abordam diferentes aspectos da Cultura Guarani Mbya.

Estiveram presentes na inauguração do evento diversos representantes das comunidades tradicionais localizadas no entorno do museu, dentre elas, os membros da aldeia, liderados pelo cacique Darcy Tupã, fizeram uma apresentação da Dança dos Guerreiros (dança de caráter lúdico que serve de treinamento físico para os homens da aldeia).

Os presentes puderam conferir, ainda, um documentário de 26 minutos produzido através de parceria com o Laboratório de antropologia e Imagem da Universidade Federal Fluminense, que trata do passo-a-passo do processo de construção deste tipo de habitação tradicional.

Texto e foto: Divulgação MAI/Ibram