Abertura do 5º Fórum Nacional de Museus celebra 40 anos da Mesa de Santiago

publicado: 20/11/2012 11h11,
última modificação: 21/11/2012 13h55

O 5º Fórum Nacional de Museus (FNM) foi aberto oficialmente na noite dessa segunda-feira (19), em Petrópolis (RJ). Cerca de 800 pessoas estiveram presentes ao auditório do Sesc Quitandinha, onde o evento acontece, entre autoridades, estudantes, profissionais ligados à área de museus e público em geral.

Participantes do 5º FNM após a abertura ontem (19) no Palácio Sesc Quitandinha

A cerimônia contou com a presença do presidente do Ibram, José do Nascimento Junior; do presidente da Associação Brasileira de Museologia (ABM), Antonio Carlos Pinto Vieira; da superintedente de Museus da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Mariana Várzea; do presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, Gilson Domingues; da vice-presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Tereza Scheiner; e da presidente do Comitê Brasileiro do ICOM, Maria Ignez Franco Montovani, dentre outras autoridades.

Em falas ao público presente, os representantes ressaltaram a importância do FNM para o setor museal e o significado de abordar os 40 anos da Mesa de Santiago do Chile. Destacaram também o papel do Ibram/MinC na criação de políticas políticas públicas para o setor de museus.

Estudantes e Canarinhos
Durante a cerimônia, também foi apresentada ao público a Carta Aberta resultante do Encontro Nacional de Estudantes de Museologia (ENEMU), que aconteceu entre os dias 16 e 18 de novembro, também em Petrópolis.

O documento, que foi lido pelo estudante Hitalo Montefusco, da Universidade Federal de Goiás (UFG), pede o apoio do Ibram na busca de uma formação acadêmica condizente com as necessidades requeridas pela ética profissional e o Estatuto de Museus.

apresentação do coral Canarinhos de Petrópolis na abertura do 5º FNM

Após uma tarde que contou com a realização de vários minicursos, os presentes puderam ouvir o Coral Canarinhos de Petrópolis, o mais antigo do Brasil, fundado em 1942.

O presidente do Ibram, José do Nascimento Jr., encerrou a cerimônia ressaltando o “compromisso prático” do órgão com os preceitos da Mesa de Santiago. Nascimento destacou a atuação dos Pontos de Memória, que reflete uma concepção de museu voltada para a mediação, a transformação e o desenvolvimento social. O programa  desenvolvido pelo Ibram teve seu segundo edital lançado ontem. Saiba mais.

Após a cerimônia de abertura, o público presente aproveitou o show do grupo de samba Sururu na Roda. Toda a programação do 5º FNM, que segue até sexta (23) está disponível no blogue do evento.

Texto e fotos: Ascom/Ibram