Ao vivo: conferências do Fórum Nacional de Museus 2014

No dia 24, a partir das 19h, e nos dias 25 e 26, a partir das 17h

publicado: 24/11/2014 19h06,
última modificação: 26/11/2014 19h23

Durante o 6º Fórum Nacional de Museus (FNM), em Belém (PA), as três conferências que acontecem entre os dias 24 e 26 de novembro terão transmissão pela internet. Acesse o canal para acompanhar em tempo real.

As experiências e práticas inovadoras nos museus serão tema da conferência de abertura, programada para começar após a abertura oficial do FNM 2014, que contará com a presença da ministra da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, neste dia 24.

Os conferencistas serão o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo, e o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), Marcos André Rodrigues de Carvalho, que abordam os desafios impostos aos museus na sociedade contemporânea, como a imersão dos museus em um contexto de rápidas transformações tecnológicas, sociais e culturais.

No dia 25, a partir das 17h, o tema da conferência é Cooperação e Criatividade, e traz uma proposta de museus como espaços de apropriação e de produção de processos criativos e coletivos. A coordenadora do programa também discorrerá, por exemplo, sobre os museus como agentes mobilizadores de cooperação entre o local e o global. O escritor, poeta e professor de Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), João de Jesus Paes Loureiro é o mediador.

Já no dia 26, também às 17h, acontece a última conferência do evento, que terá como tema Museus vivem de futuro?, ministrada pela coordenadora do projeto Quartier21, dos Museus Quartier, localizados em Viena (Áustria), Ulrike Fallmann. O moderador é José Augusto de Paula Pinto, diretor e curador do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu) em Minas Gerais.