Após atividades em Brasília, Diretor da Escola do Louvre visita museus no RJ

publicado: 09/05/2012 16h01,
última modificação: 10/05/2012 17h48
Philippe Durey falou sobre a Escola do Louvre na sede do Ibram em Brasília

Na terça-feira, 8 de maio, o Ibram/MinC em Brasília recebeu Philippe Durey, Diretor da Escola do Louvre, instituição francesa voltada ao ensino e pesquisa nas áreas de história da arte, arqueologia e museologia.

A vinda de Durey teve o propósito de alavancar o projeto “Apoio aos Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia” e a troca de experiências entre Brasil e França na área da Proteção e Promoção do Patrimônio Museológico e Coleções.

Pela manhã, Philippe reuniu-se com o Presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, onde foram traçados os principais pontos de um acordo de cooperação que visa promover o intercâmbio de alunos e profissionais para as escolas e museus dos dois países.

Já no período da tarde, no auditório do instituto, Durey ministrou a palestra École du Louvre: uma particularidade francesa por mais de 130 anos, em que apresentou a escola, sua história, dependências e proposta pedagógica.

Estudantes de Museologia, técnicos de museus e servidos do Ibram estiveram presentes

Além dos cursos de graduação e de pós-graduação, a Escola promove cursos e seminários sobre temáticas especificas, somando uma audiência de 15 mil pessoas em Paris e outros 7 mil em 24 outras cidades francesas. A palestra reuniu cerca de 150 pessoas entre técnicos do Ibram, estudantes e profissionais da área da cultura.

Antes de retornar à França no dia 11 de maio, Durey visita nos dia 9 e 10, no Rio de Janeiro, os museus Nacional de Belas Artes e Histórico Nacional, vinculados ao Ibram/MinC, e o Museu da Maré e Museu de Favela, onde poderá conhecer um pouco da dimensão do trabalho e da diversidade museal brasileira.

Texto: Ivy Costa (Ascom/Ibram)
Fotos: Ascom/Ibram