Em maio, biblioteca infantil do Museu Imperial oferece atividades para escolas

publicado: 10/05/2012 10h37,
última modificação: 10/05/2012 10h40

Em maio, a biblioteca infantil do Museu Imperial/Ibram, Biblioteca Rocambole, realiza uma programação voltada para três datas comemorativas: Dia do Artista Plástico (8 de maio), Dia da Abolição da Escravatura (13 de maio) e Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

No dia 18, às 14h, haverá tarde de autógrafos, conversa com a autora e contação de história do livro Dudu da Breka, de Cláudia Cotes. A obra é o primeiro título infantil em tinta e braile lançado pelo selo Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Datas comemorativas são mote para atividades educativas com crianças

O Dia Internacional de Museus também será comemorado nos dias 25 e 30 de maio, às 14h, com contação do livro Aventuras da Memória, de Patrícia Engel Secco. O livro apresenta o Museu da Memória, um lugar onde o passado e o presente se unem para tecer várias histórias – da família, da cidade, do povo e de toda a humanidade.

No dia 24, às 14h30, será a vez da celebração do Dia do Artista Plástico, com hora do conto seguida de oficina criativa. A obra lida será Van Gogh, de Andrew Hughes, a partir do qual os alunos conhecerão episódios importantes da vida e obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Logo após, as crianças participarão de uma oficina de pintura de telas inspirada na obra do artista.

Para que os alunos conheçam mais sobre a história da escravidão no Brasil e sobre a Abolição, no dia 31 de maio, às 14h30, haverá contação de história com o livro A história dos escravos, de Isabel Lustosa. Mantendo a fidelidade aos fatos históricos, nesta narrativa infanto-juvenil a historiadora como era o Brasil dos escravos a partir da curiosidade do personagem Chico.

Todas as atividades da Biblioteca Rocambole são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados. Saiba mais.

Texto e foto: Divulgação Museu Imperial