Ibram apresenta Registro de Museus ao Comitê Gestor do SBM

publicado: 11/05/2016 14h36,
última modificação: 11/05/2016 15h00

O Registro de Museus foi apresentado nesta terça-feira, 10 de maio, para o Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus/Colegiado Setorial de Museus.

Conforme apresentado pela Coordenadora-Geral de Sistemas de Informação Museal do Ibram, Rose Miranda, “o Registro visa criar mecanismos de coleta, análise e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros, com o propósito de aprimorar a qualidade de suas gestões e fortalecer as políticas públicas setoriais e estimulará a formalização dos museus, a partir do acompanhamento das dinâmicas de criação, fusão, incorporação, cisão ou extinção de museus.”

O Registro Museus é um instrumento da Política Nacional, previsto pelo Estatuto de Museus, Lei 11.904/2009 e regulamentado pelo Decreto nº 8.124/2013.

O Registro será feito por meio de uma plataforma única, MuseusBr, que é integrada aos principais sistemas de informações culturais do País – com destaque para o Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais – SNIIC do Ministério da Cultura – e aos sistemas de informações de museus em nível internacional, como o Registro dos Museus Ibero-Americanos do Programa Ibermuseus.

A integração garante aos museus uma ampliação da divulgação institucional em nível local e internacional. Além disto, poupa esforços e minimiza o perigo de desatualização informacional, já que a atualização de dados na plataforma Museusbr é digitalmente integrada a diversos sistemas de informação.

Sua arquitetura permite ainda a cartografia colaborativa, ou seja, a identificação de novos museus pelos órgãos públicos e por qualquer ator da sociedade, favorecendo maior alcance no mapeamento territorial, aprimoramento da qualidade dos dados da Rede Nacional de Identificação de Museus, e facilitando a inclusão e participação cidadã na Política Nacional de Museus – PNM.

A expectativa é que a Resolução Normativa sobre o Registro de Museus seja publicada em julho e, que, entre agosto e outubro sejam assinados os Termos de Reciprocidade com os Sistemas de Museus locais e órgãos públicos gestores de políticas setoriais de museus, para que sejam reconhecidos como entidades registradoras, a partir dessas ações será iniciada à operação nacional do Registro de Museus.