Campanha mundial instiga visitantes a fazer autorretratos em museus

publicado: 17/01/2017 15h43,
última modificação: 17/01/2017 16h50

Autorretratos fotográficos, as conhecidas selfies, feitos em museus em todo o mundo é o mote da campanha Museum Selfie Day (“dia de selfie no museu”, em tradução livre do inglês), que acontece nesta quarta (18).

Iniciada em 2014, a ideia é tanto aumentar o fluxo de visitas aos museus na data e divulgá-los nas redes sociais, por meio da hashtag #museumselfie, aumentando o engajamento do público e demonstrando ainda que os museus são espaços conectados com o presente.

A busca pela hashtag #museumselfie no Instagram traz mais de 30 mil imagens
A busca pela hashtag #museumselfie na rede social Instagram traz mais de 30 mil imagens

A campanha é aberta a participação de todos os interessados. Em São Paulo (SP), por exemplo, 19 museus estaduais participam da ação pelo segundo ano consecutivo.

As redes sociais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), como Instagram, Twitter e Facebook, também estarão conectadas e irão compartilhar os melhores cliques. Para acompanhar as imagens, basta clicar na hashtag #museumselfie na sua rede social de preferência.

A criatividade, contudo, não deve colocar em risco o visitante nem as peças que se encontram expostas nos mais diferentes museus. É importante salientar que as instituições museológicas têm regras próprias quanto ao uso de câmeras fotográficas: é importante conhecer a política do museu antes de fotografar.

Mapa dos museus brasileiros
O Ibram tem mapeado cerca de 3.6 mil museus no Brasil – segundo dados da Rede Nacional de Identificação de Museus (Renim). Na plataforma Museus BR, é possível realizar buscas por cidade, estado, temas e tipos de museus – como tradicionais, ecoumuseus e mesmo parques, oceanários e jardins botânicos. Acesse para saber mais.

Texto: Ascom/Ibram
Imagem: Instagram/Reprodução