Começa hoje no Museu Imperial Seminário sobre D. Pedro II

publicado: 02/12/2015 08h14,
última modificação: 03/12/2015 06h05

Em comemoração aos 190 anos do nascimento de d. Pedro II, começa hoje, dia 2 de dezembro, no Museu Imperial o seminário D. Pedro II: História e Memória. Com o objetivo de divulgar estudos pautados em novos recortes temáticos e abordagens historiográficas, o evento terá temas pautados no Segundo Reinado e, especialmente, na trajetória do imperador.

SITE Imperial Seminario 02 DEZ

O seminário que acontecerá entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2015 terá sua abertura oficial na Sessão da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas – CEPHAS – do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB. A conferência de abertura será ministrada no dia 2 de dezembro, às 15h pela professora Lucia Maria Paschoal Guimarães que falará sobre o tema D. Pedro II em Portugal (1871-1872): memória e história.

Foram oferecidas 80 vagas, mas devido à grande procura nas inscrições, ampliou-se para 120, ou seja, mais 50% do previsto inicialmente.

O evento é gratuito e acontecerá no cineteatro do Museu Imperial. Saiba mais sobre o Seminário no site do Museu Imperial.

Sobre a palestrante Lucia Maria Paschoal Guimarães – Doutora em História Social (USP). Pós-doutorado na Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH/USP e pesquisa sabática na Universidade Nova de Lisboa. Professora Titular de Teoria da História e Historiografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sócia Titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Diretora da Revista do IHGB.

CURADORIA:

Maria de Fátima Moraes Argon é graduada em História (1982) e Arquivologia (1986) e pós-graduada em História do Brasil (2009). Foi autora de diversos artigos, publicações e CDs sobre temas como: a Família Imperial, História de Petrópolis, História da Fotografia e Arquivos Pessoais. É Pesquisadora do Museu Imperial /Ibram/MinC, instituição na qual trabalha desde 1980. Coordenou projetos como: organização de publicações técnicas, seminários, exposições, dentre eles, o catálogo Família Imperial – Álbum de retratos (2002), que contou com o apoio do Programa ADAI (Espanha); o seminário As Muitas Faces de D. Pedro (2005) comemorativo dos 180 anos de d. Pedro II; o seminário A Princesa das Camélias (2006) comemorativo dos 160 anos da princesa Isabel e a exposição O Brasil Imperial nos Ateliês Franceses (co-curadoria, 2009) É Associada Titular do Instituto Histórico de Petrópolis e Sócia Correspondente da Academia Valenciana de Letras

Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas é graduada em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2008) e em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Possui experiência em pesquisa em acervo histórico e artístico. Participou de projetos relacionados ao acervo histórico do Museu Imperial, como a elaboração do dossiê que rendeu aos Documentos relativos às viagens do Imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo a nominação no Programa Memória do Mundo Internacional da UNESCO. Trabalhou no Museu Imperial como Técnica em Acervo do Projeto de Digitalização do Acervo do Museu Imperial – DAMI. É Associada Titular do Instituto Histórico de Petrópolis.

Texto e Imagem: Assessoria de Comunicação do Museu Imperial