Reunião da Comissão Provisória de Gestão do Programa Pontos de Memória

publicado: 28/03/2013 17h17,
última modificação: 27/09/2013 17h24

Representada por sete Pontos de Memória e Redes de iniciativas comunitárias de Memória e Museologia Social, votadas durante o 5º Fórum Nacional de Museus, a “Comissão Provisória de Gestão Participativa e Compartilhada do Programa Pontos de Memória” reuniu-se no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), em Brasília, nos dias 25 e 26 de março, para iniciar o debate e a reflexão sobre mecanismos de gestão democrática do Programa.

Comissão Provisória de Gestão Compartilhada e Participativa do Programa Pontos de Memória

Como resultado dos dois dias de trabalho, o grupo elaborou um documento inicial que aponta 12 propostas de definição de competências e finalidades do comitê, referentes aos objetivos e atribuições do Programa, políticas de investimento e gestão, termos de cooperação, políticas de intercâmbio e formação.

 Na ocasião, foi acordado entre os participantes que será necessário continuar a discussão,  tanto entre a comissão provisória como entre  a equipe técnica do Ibram, para elaboração de uma proposta que contemple, inclusive, a composição  do comitê permanente, que deverá representar o universo de iniciativas do País.

A ideia é que esta proposta seja legitimada na 4ª Teia da Memória, quando também serão eleitos os representantes do comitê permanente de gestão do Programa Pontos de Memória.

Participaram do encontro da comissão representantes do Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro; Ponto de Memória Rural; Museu dos Kanindé; Ponto de Memória Museu Mangue do Coque; Ponto de Memória Taquaril Museu; Rede Cearense de Museus Comunitários (RCMC); e da Rede de Pontos de Memória e Iniciativas de Memória e Museologia Social do Rio Grande do Sul (REPIMRS).

O debate também contou com representantes da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e com a participação do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Frederico Barbosa, que falou sobre o processo de consolidação de política pública e os diferentes mecanismos de gestão que envolvem a participação da sociedade civil .

Texto e foto: Divulgação Programa Pontos de Memória