Conferência ICOM 2013 e turismo cultural nas pautas do Ibram e Embratur

publicado: 30/05/2012 16h32,
última modificação: 31/05/2012 12h53

A 23ª Conferência do Conselho Internacional de Museus (ICOM), que acontecerá em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, foi tema de reunião, no dia 28 de maio, entre o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, e o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flavio Dino.

Essa será a primeira vez que o Brasil sediará a conferência, que acontece a cada três anos, reunindo profissionais de museus dos 137 países membros do ICOM. A última Conferência realizada na América Latina foi há 25 anos na cidade de Buenos Aires – Argentina.

Nascimento Jr. e Flavio Dino: turismo cultural em destaque

Além da promoção da 23ª Conferência do ICOM, várias questões sobre o turismo e o consumo da cultura também foram abordadas. Tendo em vista os grandes eventos internacionais que o país receberá nos próximos anos, Ibram e Embratur pretendem estabelecer linhas de ações conjuntas para impulsionar o turismo cultural no Brasil.

Turismo cultural
Melhorias na oferta de serviços e de infraestrutura, qualificação profissional e produção de materiais de divulgação dos museus em língua estrangeira são algumas das iniciativas. As ações definidas na reunião resultarão em Acordo de Cooperação entre as duas autarquias a ser assinado posteriormente.

“Temos que romper com os estereótipos relacionados ao turismo no Brasil e estimular o turismo cultural, pois este é um elemento importante do projeto geral de melhoria da imagem do país no exterior”, declarou Flavio Dino.

Para  Nascimento Jr. essa mudança da imagem está em processo, citando o desempenho do país no ranking mundial de exposições mais visitadas em 2011. “Vamos aproveitar a oportunidade dos eventos internacionais para investir nos equipamentos museais: base para a sustentabilidade do turismo e legado cultural para a sociedade”, ressaltou o presidente do Ibram.

Também estavam presentes Eneida Braga, diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM/Ibram),  Ana Cristina Viana , da Coordenação de Difusão e Desenvolvimento de Parcerias (CDDP/DDFEM/ Ibram) e André Vilaron, assessor da presidência da Embratur.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Antonio Maciel/Embratur