Confira a programação do Museu de Arte Religiosa e Tradicional para a 17ª SNM

publicado: 13/05/2019 18h27,
última modificação: 14/05/2019 09h39

mart 17snmNos dias 14 e 15 de maio, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) promoverá a exibição do documentário “A Noite dos Tempos”, com direção de Ricardo do Carmo e de Lucas Muller. Após a exibição do filme, haverá um debate com os diretores e, em seguida, a apresentação do Griot – Pesquisa, Difusão, Memória em Tradições e Contemporaneidades Afro.

“A Noite dos Tempos” revela a transformação de uma das cidades mais antigas do Brasil num balneário comercial e predatório. Através de depoimentos de historiadores, memorialistas e estudiosos é possível entender o resultado de vinte anos de recebimento de royalties de petróleo, sem investimento na infraestrutura, o aumento desordenado da população, a especulação imobiliária e a perda de identidade.

Através de imagens antológicas e argumentos certeiros é possível identificar o momento em que a história da cidade começa a ser construída: de mundo fechado, Cabo Frio passa a mundo aberto, planetário. Partindo dos dias atuais, entre lampejos de cidade do interior, e relâmpagos cosmopolitas, o documentário resgata a contribuição de povos formadores da cultura local: os saberes indígenas, as tradições portuguesas e a arte africana. Viajando na exuberância da paisagem e na poesia de seu povo, alcança a noite única, a imaginária Noite dos Tempos.

Na terça-feira (14), a exibição de “A Noite dos Tempos” será realizada no próprio Mart, às 19h e na quarta-feira (15), a exibição será no Charitas. A atividade faz parte da programação do Museu de Arte Religiosa e Tradicional na 17ª Semana Nacional de Museus.

Programa Conversadeira: Roda de Conversa

Na tarde desta segunda-feira (13), o MART realizou o “Programa Conversadeira: Roda de Conversa”. Com o tema “O Mart, um museu para preservar o convento” a Roda de Conversa contou com a parceria dos integrantes do Coletivo Gira Sol de Danças Circulares, que realizou um ensaio sob a coordenação da psicopedagoga e arteterapeuta Elvi Vasconcelos.

No dia 15, quarta-feira, a Roda de Conversa abordará o tema “Quilombo e suas tradições”, relacionada à exposição temporária “Terra de Quilombo, Retrato de uma Etnia”, de fotografias de Ricardo Alves, que esteve em cartaz no Mart. O evento abordará os temas ” Territorialidade das comunidades remanescentes dos quilombos “, com a antropóloga Rachel de Las Casas e ” Fotografia documental nas comunidades tradicionais como ferramenta de divulgação da causa quilombolas “, com o fotógrafo documental e extensionista rural Ricardo Alves.

O Programa Conversadeira do Museu de Arte Religiosa e Tradicional propõe encontros periódicos para promover o debate sobre o antigo Convento com base em suas referências materiais. A cada mês, um novo tema relacionado à história, arquitetura ou ao acervo do antigo Convento é trabalhado.

Confira a programação do Museu de Arte Religiosa e Tradicional aqui.