Clipping de notícias

Publicamos abaixo clipping de notícias publicadas na mídia nacional relacionadas ao decreto de regulamentação do Estatuto de Museus. Clique no título para abrir a matéria completa.

2.04.2014
FOLHA DE S.PAULO
Justiça autoriza venda de obras de Edemar
Trabalhos de Roy Lichtenstein e Joaquín Torres-García hoje no MAC vão a leilão para saldar dívidas do Banco Santos. (…) O Instituto Brasileiro de Museus, órgão do Ministério da Cultura, já manifestou à Justiça o desejo de ter preferência na compra dos quadros.
Esclarecimento do Ibram em relação à matéria acima.

31.03.2014
O ESTADO DE S. PAULO
Arte sem fronteira
É o ano mais estrangeiro da SP-Arte – Feira Internacional de Arte de São Paulo, que será inaugurada na quarta-feira, no Pavilhão da Bienal, no Ibira-puera. … Entre os motivos de preocupação, enumera, estão as últimas manifestações populares e o polêmico decreto 8.124/13 do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que coloca a possibilidade de obras de acervos privados serem declaradas de interesse público.

FOLHA DE S. PAULO
Teste de resistência
Do mezanino do pavilhão da Bienal, Fernanda Feitosa olhava os operários erguendo as paredes da SP-Arte. … Na esfera nacional, o recente decreto do Instituto Brasileiro de Museus, órgão do Ministério da Cultura, que dá ao governo a prerrogativa de declarar como bens de interesse público obras em poder de colecionadores privados, preocupa os galeristas.

PARANÁ-ONLINE
2014 é o ano mais estrangeiro da SP-Arte
Das 136 galerias presentes na edição, que comemora 10 anos de evento, 40% vem do exterior e 60% de brasileiros. … entre os motivos de preocupação, enumera, estão as últimas manisfestações populares e o polêmico decreto 8.124/13 do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

18.03.2014
REVISTA BRASILEIROS
Patrimônio artístico e interesse nacional
Decreto que regulamenta o “tombamento” de obras gera reação de setores do mercado e fomenta debate entre o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, galeristas e colecionadores.

14.03.2014
REVISTA ISTO É
Arte em alerta
Um novo selo sobre as obras de arte e bens culturais brasileiros tem causado desconforto no mercado de arte nacional. A chancela de interesse público, que passa a valer em abril, será concedida (ou não) por um conselho consultivo criado pelo Ibram.

12.03.2014
GLOBO NEWS | JORNAL DAS 10
Conselho do Ibram vai mapear obras de arte brasileiras nas mãos de colecionadores

7.03.2014
O GLOBO
Ibram nomeia conselho que avaliará obras
21 representantes apontarão peças de ´interesse público´em coleções privadas.

O ESTADO DE S. PAULO
Ibram escolhe nomes que vão definir obras de interesse público
Instituto Brasileiro de Museus divulga lista de integrantes do conselho que avaliarão peças de arte para o governo.

6 .03.2014
FOLHA DE S. PAULO
Sai a lista de nomes que vão avaliar obras de arte
Governo define perfil moderado no Conselho do Patrimônio Museológico. Grupo vai avaliar quais peças particulares podem ser consideradas de “interesse público” e monitoradas por Estado.

26.02.2014
FOLHA DE S. PAULO
Museus (Painel do leitor)
O editorial “Museus na fila” (“Opinião”, 22/2) focaliza a situação do Masp, que se cerca da atenção dos meios artísticos do país (…). Com referência ao decreto da presidente Dilma Rousseff, que regulamentou o Estatuto de Museus, lembramos que o Masp decidiu fazer o seu plano museológico, adotando a estratégia recomendada pela nova legislação.

25.02.2014
FOLHA DE S.PAULO
Editorial: Museus na fila
Um dos museus mais famosos do mundo, o Louvre, de Paris, recebe anualmente cerca de 8 milhões de visitantes (…). É lamentável que o poder público, a quem caberia criar condições mais favoráveis, se perca em iniciativas duvidosas, como o Decreto 8.124, assinado em 2013, pela presidente Dilma Roussef.

22.02.2014
O GLOBO
Cildo Meireles Fora da zona de conforto
Depois de retrospectivas nos museus Reina Sofía e Serralves em 2013, artista agora Ganha livro que revê seus 50 anos de carreira, marcada por obras políticas e incômodas (…). Aponta falhas de museus, bem como de projetos de governo, como o polêmico decreto do IBRAM que permite ao instituto de museus inspecionar obras em coleções privadas.

20.02.2014
O ESTADO DE S.PAULO
Público ou privado?
A reunião fechada entre galeristas e colecionadores com Angelo Oswaldo, anteontem no MAM, não melhorou o mal-estar instalado no setor por causa do Estatuto de Museus.

19.02.2014
REVISTA SELECT
Breve memória de um debate
Dezenas de protagonistas do sistema das artes lotaram ontem, dia 17 de Fevereiro, o auditório principal do Museu de Arte Moderna de São Paulo para participar do debate sobre o Estatuto de Museus .

14.02.2014
FÓRUM PERMANENTE | REVISTA SELECT
“Administrar riscos é fundamental”, diz presidente do Ibram
O presidente do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), Angelo Oswaldo de Araújo Santos, (…) enfrenta questionamentos do mercado de arte desde outubro, quando foi publicado o decreto presidencial que regulamenta o Estatuto Brasileiro de Museus e o próprio Ibram.
Entrevista Carlos Dale e Antonio Almeida
Entrevista Maria Ignez Mantovani
Decreto-confusão

3.02.2014
JORNAL DO COMMERCIO
Legalização das artes
Enquanto a arte brasileira conquista reconhecimento e importância no mercado internacional, com obras de artistas nacionais alcançando preços elevados e passando a integrar coleções públicas e particulares de grande prestígio, colecionadores, galeristas, leiloeiros e demais agentes do dito “mundo das artes” vivem, no Brasil, momentos de apreensão e incerteza.

13.01.2014
FÓRUM PERMANENTE
O Ibram , o mercado de arte, os desacertos das políticas públicas e a salvaguarda do patrimônio cultural nacional
O campo das artes visuais no Brasil vive um momento extremamente dinâmico, contudo observa-se ainda uma séria carência de políticas públicas adequadas e coerentes com as reais necessidades do setor.

27.12.2013
OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA
Os donos da cultura
No ano em que brasileiros protestaram nas ruas e condenados pelo mensalão foram para a prisão, a cultura do país gritou. … O decreto não defende o interesse estatal, mas o interesse público”, afirma Ângelo Oswaldo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

17.12.2013
REVISTA MUSEU
Regulamentação do Estatuto de Museus foi tema de debate no RJ
Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o decreto nº 8.124/2013, que regulamenta o Estatuto de Museus, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo, reuniu-se na sexta-feira (13) com colecionadores, leiloeiros, artistas e donos de galerias de arte no Museu da República, zona sul do Rio de Janeiro (RJ).

16.12.2013
O BEIJO
Museus em novo ritmo (Artigo sobre o Estatuto dos Museus – Angelo Oswaldo de Araújo Santos)
Quando se pensa agora em museu, os preconceitos e os estereótipos de ontem dão lugar a uma ideia dinâmica e envolvente. Museus estão hoje na liderança dos processos culturais.

DIÁRIO CATARINENSE
Decreto que autoriza governo a monitorar obras de arte privadas pode ser ilegal
A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de São Paulo, emitiu um parecer na tarde desta quinta-feira sobre o decreto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que possibilita que obras de arte de coleções privadas sejam declaradas de interesse público.

O ESTADO DE S. PAULO
OAB-SP questiona decreto do Ibram
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção São Paulo vai encaminhar à seccional federal da OAB um pedido de instauração de Ação Direta de Inconstitucionalidadc (Adin) contra o decreto 8.124/13, que regulamentou o Estatuto dos Museus, editado em outubro pela presidência da República e pelo Ministério da Cultura.

FOLHA DE S. PAULO
Painel de Volpi no Itamaraty é danificado
Após atos de vandalismo durante manifestações de junho, prédio iniciou reforma, que acabou estragando a obra Instituto Alfredo Volpi cobra maior proteção ao afresco; ministério afirma que fará os reparos necessários … Na visão de galeristas e colecionadores particulares, o decreto dá poderes excessivos ao governo.

13.12.2013
O GLOBO
OAB afirma que monitoramento de coleções de arte é ilegal
A OAB de São Paulo concluiu ontem relatório em que aponta inconstitucionalidade no decreto 8.124, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

12.12.2013
ESTADO DE MINAS
Dentro da lei
O mercado está em polvorosa. Motivo: o decreto assinado em outubro pela presidente Dilma Rousseff – regulamentando lei que criou o Estatuto dos Museus – alterou o conceito de coleções pública e privada de arte, além de permitir ao Estado fiscalizar obras, desde que elas sejam definidas como bens de interesse para o país.

DIÁRIO DA MANHÃ
Sequestro cultural
O decreto número 8.124, assinado há pouco mais de um mês pela presidenta Dilma Rousseff (18 de outubro), surpreendeu o setor cultural em geral e tem despertado apreensões no setor das artes visuais, em específico.

04.12.2013
BLOG ACESSO
Protagonismo brasileiro no setor museal
“O Brasil hoje está na vanguarda da museologia”, afirmou o presidente do Instituto brasileiro de Museus – Ibram Angelo Oswaldo. … Ponto polêmico foi a regulamentação de um novo instrumento, a Declaração de Interesse Público.

03. 12. 2013
O GLOBO
Ibram reconhece pontos ‘obscuros’ de decreto, mas não garante mudanças
RIO – Em reunião na casa da galerista Luisa Strina, em São Paulo, nesta quinta-feira, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Ângelo Oswaldo, ouviu as queixas de galeristas e colecionadores sobre o decreto que, desde quando foi assinado pela presidente Dilma Rousseff, em outubro, vem causando polêmica.

TRIBUNA DO NORTE
MinC pode mudar a Lei dos Museus
Reunidos na tarde de quinta-feira, 28, na casa da galerista Luisa Strina, em São Paulo, colecionadores, marchands e artistas tiveram um encontro com Angelo Oswaldo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

02.12.2013
O ESTADO DE S. PAULO
Conferência pede repúdio ao mercado das artes
Está oficialmente instaurado o conflito. Reunidos na 3a Conferência Nacional de Cultura (CNC), em Brasília, que começou na quarta-feira, 130 delegados de Cultura de todo o País aprovaram ontem uma moção de repúdio às movimentações de colecionadores emarchands brasileiros em relação ao decreto que regulamentou o Estatuto dos Museus.
Outras matérias sobre o tema:
DIÁRIO DO GRANDE ABC ON-LINE
HOJE EM DIA ON-LINE
O DIÁRIO ON-LINE

29.11.2013
O ESTADO DE S.PAULO
Colecionadores pressionam e MinC pode mudar a lei
Reunidos quinta-feira à tarde na casa da galerista Luisa Strina, em São Paulo, colecionadores, marchands e artistas tiveram um encontro com Angelo Oswaldo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Outras matérias sobre o tema:
FOLHA ON-LINE
DIÁRIO DO NORDESTE
UOL

Matérias anteriores