Dia Internacional de Museus: Ibram faz lançamentos no Museu Nacional

publicado: 18/05/2018 15h34,
última modificação: 11/06/2018 13h32

Divulgação de museus Ibram em bilhetes da Loteria Federal, lançamento do Passaporte de Museus e abertura de exposição comemorativa aos 200 anos do Museu Nacional (foto) marcaram o Dia Internacional de Museus.

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) participou nesta sexta-feira (18) da abertura da exposição “O Museu dá Samba – A Imperatriz é o Relicário no Bicentenário do Museu Nacional”, realizada pelo Museu Nacional, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, foi anunciada parceria do órgão com a Caixa Econômica Federal e lançado o Passaporte de Museus.

Voltado à divulgação dos museus da rede Ibram, o acordo firmado com a Caixa Econômica Federal prevê a divulgação de imagens de edificações e bens culturais que compõem o acervo dessas instituições em bilhetes da Loteria Federal – produto mais tradicional das Loterias Caixa, há mais de 50 anos no mercado, com produção e comercialização de mais de mais de 1 milhão de bilhetes por mês, distribuídos em todo o país.

A ação já teve início na extração da última quarta-feira (16), quando os bilhetes foram estampados pelas fachadas de dez museus Ibram: Museu Casa da Hera, Museu da Abolição, Museu das Bandeiras, Museu de Arte Sacra de Paraty, Museu Solar Monjardim, Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, Museu da Inconfidência, Museu das Missões, Museu Regional Casa dos Ottoni e Palácio Rio Negro.

Ampla ação de promoção dos museus cariocas realizada pelo Ibram em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e a Secretaria Estadual de Cultura – que garante acesso gratuito, em dias específicos, às instituições participantes – o Passaporte de Museus também foi lançado oficialmente durante a cerimônia.

Com tiragem de 300 mil exemplares, o Passaporte de Museus vai oferecer de maio a dezembro acesso gratuito a mais de 70 instituições localizadas na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana, e vai coroar as comemorações pelos 200 anos do Museu Nacional, celebrados este ano.

200 anos do Museu Nacional

Os dois séculos do museu brasileiro mais antigo em atividade são o foco da exposição aberta pelo Museu Nacional com a participação do presidente do Ibram, Marcelo Araujo. “O Museu dá Samba – A Imperatriz é o Relicário no Bicentenário do Museu Nacional” retribui a homenagem que a Imperatriz Leopoldinense fez ao Museu Nacional no carnaval deste ano, levando a instituição para o desfile das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro com enredo sobre seus 200 anos.

Com curadoria de Regina Dantas, a exposição exibirá 30 fantasias apresentadas nas principais salas das exposições do museu. A inauguração contará com a presença da bateria da tradicional escola de samba do bairro de Ramos.

A programação de lançamentos em celebração ao Dia Internacional de Museus e aos 200 anos do Museu Nacional contou ainda com a palestra “Museus Hiperconectados – Novas abordagens, novos públicos” – tema da 16º Semana de Museus – com o consultor de comunicação Luis Marcelo Mendes.