Diretor da Escola do Louvre faz palestra na sede do Ibram dia 8 de maio

publicado: 04/05/2012 15h28,
última modificação: 08/05/2012 17h24

École du Louvre: uma particularidade francesa por mais de 130 anos é o tema de palestra que o Ibram/MinC traz a sua sede em Brasília (DF), na terça-feira, 8 de maio. O palestrante convidado é o museólogo Philippe Durey, diretor da instituição de ensino superior francesa, voltada ao ensino e à pesquisa nas áreas de história da arte, arqueologia e museologia.

A palestra acontecerá no auditório do Ibram, às 15h, e será ministrada em francês. Os interessados em participar devem preencher formulário de inscrição. O número de vagas é limitado devido ao número de equipamentos disponíveis para a tradução simultânea.

Durey é diretor da Escola do Louvre desde 2002

Graduado em Museologia pela École du Louvre, Philippe Durey foi responsável pela gestão de coleções de escultura e pelo acompanhamento de museus nas diferentes regiões da França e diretor do Museu de Belas Artes de Lyon.

Nomeado Conservador Geral do Patrimônio em 1999, coordenou a doação da coleção da atriz francesa Jacqueline Delubac ao museu, incluindo obras de Picasso, Manet, Degas, Modigliani e Bacon, entre outras.

Em 2000, assumiu o cargo de Administrador Geral na Reunião de Museus Nacionais, instituição vinculada ao Ministério da Cultura da França – responsável pela administração e valorização de 34 museus e suas coleções, além do Gran Palais des Champs-Élysées, em Paris.

Diretor da École du Louvre desde 2002, Durey liderou o projeto de modernização da instituição, a reorganização do mestrado e o desenvolvimento de atividades de cooperação internacional e de pesquisa.

Autor de numerosas publicações e especialista em história da escultura neoclássica, que lecionou na École du Louvre de 2006 a 2008, Philippe Durey foi também Presidente do Comitê Francês de História da Arte.

Texto: Ascom/Ibram