Diretor de Patrimônio e Museus argentinos foi recebido pelo Presidente do Ibram

publicado: 29/08/2012 10h44,
última modificação: 03/09/2012 15h14

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior, recebeu, no final da manhã da terça-feira (28), o diretor Nacional de Patrimônio e Museus da Argentina, Alberto Petrina.

Brasil e Argentina: encontros para integração entre setores da cultura

Participaram da reunião representantes da Diretoria de Relações Internacionais do MinC, da Assessoria Internacional do Ibram, do Programa Ibermuseus, além dos diretores do Ibram.

Foram tratados temas como o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), o Programa Pontos de Memória e a gestão do patrimônio em risco. Brasil e Argentina se comprometeram em manter uma comunicação contínua, por ter experiências complementares que podem promover o intercâmbio e a cooperação internacional.

Alberto Petrina também manifestou o interesse de trazer uma exposição de arte contemporânea para o Brasil, no final de 2013, e pediu apoio do Ibram para contatar instituições que podem ter interesse em receber a mostra. São cerca de 100 obras entre instalaçãos, vídeos e pinturas de artistas argentinos de três gerações.

O encontro fez parte da agenda de trabalho da Delegação de Cultura da Argentina junto ao Ministério da Cultura (MinC). Durante todo o dia, representantes brasileiros e argentinos debateram as políticas bilaterais em encontros temáticos e simultâneos de economia criativa, cidadania e diversidade cultural, museus, temas das artes, patrimônio cultural e cooperação internacional. Saiba mais no Portal do MinC.

Leia aqui a Declaração de Brasília, resultado das seis reuniões setoriais que ocorreram ao longo do dia.

Texto e foto: Ascom/Ibram