Diversidade marca cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural 2011

publicado: 10/11/2011 14h32,
última modificação: 10/11/2011 14h34

Os ritmos do Maracatu e do Frevo deram o tom da cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural 2011, realizada na quarta-feira (9), no Teatro Santa Isabel, em Recife (PE).

Com a presença da ministra da Cultura Ana de Hollanda, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos e do prefeito de Recife, João da Costa, e tendo como mestre da cerimônia a atriz Denise Fraga, o evento começou com os batuques do Maracatu Piaba de Ouro, que “invadiu” o teatro com suas cores e movimentos.

Antes da entrega da OMC, a maior honraria do governo federal concedida aos artistas brasileiros e que este ano homenageia a escritora e jornalista Patrícia Galvão – Pagu, a Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque subiu ao palco para a execução do Hino Nacional.

A ministra da Cultura, também condecorada com a Ordem do Mérito Cultural, justificou a escolha, pela primeira vez, de uma capital da região Nordeste para a realização da cerimônia de entrega da OMC aos 51 agraciados neste ano.

A presidenta Dilma Rousseff, que não pode comparecer à cerimônia, enviou mensagem, lida por Denise Fraga, na qual destacou a importância da homenagem a Pagu, como um reconhecimento da inteligência e bravura da mulher brasileira. A presidenta ressaltou ainda que os agraciados são “exemplos da vibrante e apaixonante mistura de sotaques e saberes que compõe o mosaico da cultura brasileira”. Continue lendo.

Fonte: Portal MinC