“Do asilo ao museu”: tese premiada será apresentada ao público em Brasília

publicado: 09/12/2016 08h09,
última modificação: 09/12/2016 10h14

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em Brasília (DF), recebe na terça-feira (13), o museólogo Eurípedes Gomes da Cruz Jr., reconhecido com a outorga de Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2016 na área de Ciências Sociais Aplicadas.

O convidado, que é responsável pelo setor de esculturas do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), vai apresentar sua premiada tese Do asilo ao museu: ciência e arte nas coleções da loucura, resultado de nove anos de trabalho, entre mestrado e doutorado, do pesquisador, sob orientação da professora Lena Vania Ribeiro Pinheiro.

Tese de Eurípedes trata de tema inovador na museologia
Tese de Eurípedes trata de tema inovador na Museologia

A apresentação é aberta ao público, basta confirmar a presença no e-mail eventos@antigo.museus.gov.br, e acontece no auditório do Ibram (Setor Bancário Norte, Quadra 2 Bloco N – Edifício CNC III – sobreloja).

Trabalho pioneiro
Realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), o trabalho, considerado pioneiro nesta seara, destaca o papel da Museologia para integrar à História da Arte parcela significativa de criadores dela excluídos, em âmbito brasileiro, por conta de marginalização social causada por diversos motivos.

“Meu foco situa-se mais nas coleções que abrigam obras de pessoas rotuladas como loucas, mas também abre indagações sobre as questões éticas trazidas pela exposição desses trabalhos e seus autores que são estendidas a outras categorias de artistas que não pertencem aos círculos estabelecidos pelo campo tradicional da arte”, explica o pesquisador.

Com extensa revisão bibliográfica – fruto de oito meses de pesquisa em bibliotecas e museus no exterior – sobre o que foi produzido acerca do assunto nos campos da Ciência e da Arte, o trabalho, que também abarca a história das primeiras exposições com esta temática realizadas no Brasil, tenciona servir de referência na indicação de pistas e fontes para os pesquisadores do campo.

No dia seguinte a palestra (14), acontece a entrega do prêmio em cerimônia na sede da Capes, também em Brasília (DF). Durante o evento, os outorgados com menção honrosa serão destacados. A tese de Eurípedes Gomes da Cruz Jr. pode ser baixada e lida, na integra, na página do Programa de Pós-Graduação em Museologia da Unirio/MAST.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Acervo pessoal/Divulgação