Encontro Ibero-Americano de Museus 2014 começa em Lisboa no dia 13

publicado: 07/10/2014 12h27,
última modificação: 07/10/2014 14h41

Representantes de 20 dos 22 países que integram o Programa Ibermuseus estarão reunidos em Lisboa (Portugal), entre os dias 13 e 15 deste mês, durante a oitava edição do Encontro Ibero-Americano de Museus. A atividade reúne especialistas da área da museologia e responsáveis nacionais pelas políticas públicas da cultura para dialogar sobre o estado do setor.

Com o tema Caminhos de futuro para os museus: tendências e desafios na diversidade, os profissionais buscam, dentre outros aspectos, aprofundar o conhecimento das realidades museológicas dos países ibero-americanos, funcionando ainda como plataforma de conexão entre Ibero-América, Europa e o espaço da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), aproveitando que Portugal é o país anfitrião.

Encontro acontece no Museu Nacional de Etnologia em Lisboa
Encontro acontece no Museu Nacional de Etnologia em Lisboa

O Brasil, que está na presidência do Programa Ibermuseus até 2015, será representado por Angelo Osvaldo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Eneida Braga, diretora de Fomento, Financiamento e Economia de Museus do Ibram.

Após a abertura, na manhã do dia 13, acontece uma conferência inaugural e a seguir serão apresentadas as linhas de ação do Programa Ibermuseus. O encontro está estruturado em quatro painéis e ao final  será apresentada a Declaração de Lisboa. Confira a programação completa.

Comitê também se reúne
Já nos dias 16 e 17, será a vez da reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus, formado por 11 dos 22 países da Ibero-América..

Nos dois dias serão apresentados o informe de execução 2014 e o Plano Operativo Anual 2015, além do andamento atual das ações da Unidade Técnica Programa Ibermuseus – encarregada de executar as linhas de ação determinadas pelo Comitê Intergovernamental.

Vinculado a Secretaria Geral Ibero-americana, o Programa Ibermuseus conta com o apoio técnico da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)  e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Saiba mais.

Texto: Divulgação Ibermuseus
Foto: Museu Nacional de Etnologia/divulgação
Edição: Ascom/Ibram