Encontro reuniu educadores dos Museus Ibram

publicado: 05/07/2021 19h58,
última modificação: 05/07/2021 20h02

De 9 a 11 de junho, aconteceu o II Encontro Nacional de Educadoras e Educadores dos Museus Ibram. O evento foi realizado online e contou com 80 participantes ao logo dos 3 dias de realização.

O Encontro foi promovido pela Divisão de Educação (Deduc), da Coordenação de Museologia Social e Educação (Comuse/DPMUS) e teve como objetivo estreitar o diálogo entre os educadores museais do Instituto; comunicar as ações desenvolvidas pelos educativos dos Museus Ibram; além de promover um debate para o desenvolvimento da Educação Museal e para a implementação da Política Nacional de Educação Museal – PNEM.

Na quarta-feira (9), a Chefe de Divisão da Deduc, Marielle Gonçalves, apresentou os resultados da Pesquisa Nacional sobre Práticas em Educação Museal, realizada pela Comuse junto aos Museus Ibram, em 2019. Logo após a apresentação, um debate sobre os impactos da Pesquisa foi realizado entre Marcele Pereira (Reitora da Universidade Federal de Rondônia e ex-Coordenadora da Comuse), Fernanda Castro (Educadora no Museu Histórico Nacional desde 2018); Mona Nascimento (Coordenadora de Mídias e Tecnologias Educacionais/Instituto Anísio Teixeira/Secretaria da Educação da Bahia) e Daniele Canedo (professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB).

Participantes do II Encontro Nacional de Educadoras e Educadores dos Museus Ibram

No segundo dia de evento (10), os relatos de experiência em educação museal nos museus Ibram foram feitos em 11 apresentações, divididas em três blocos temáticos: “O museu e seu entorno”, “Museus e parcerias” e “Museus e plataformas virtuais”. O Museu Histórico Nacional, Museu Solar Monjardim, Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, Museu do Ouro, Museu Forte Defensor Perpétuo de Paraty, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Regional São João del-Rei, Museu Villa-Lobos, Museu de Alcântara, Museu do Diamante e os Museus Ibram em Goiás (Museu Casa da Princesa/Museu das Bandeiras/Museu de Arte Sacra da Boa Morte) apresentaram seus relatos.

Já no dia 11, o evento promoveu um debate sobre o tema “Saberes coletivos em tempos de distanciamento: desafio para os museus Ibram”, que contou com a participação de Liz Renata Dias (Museu de Alcântara), Christine Azzi (Museu da República), Ruth Vaz Costa (Museu Casa da Princesa/Museu das Bandeiras/Museu de Arte Sacra da Boa Morte) como palestrantes e Átila Tolentino (Especialista em Políticas Públicas do Ministério da Economia e professor da Especialização em Museus, Identidades e Comunidades da Fundação Joaquim Nabuco) foi o mediador do debate.

Um primeiro Encontro de Educadores do Ibram foi realizado ainda em 2010, no Museu Imperial, em Petrópolis (RJ). Na ocasião, as equipes dos educativos dos museus que passavam à gestão do Instituto Brasileiro de Museus se reuniram para apresentar suas práticas e refletir sobre a inclusão da Educação Museal como aspecto a ser contemplado na elaboração de políticas públicas para o campo museológico brasileiro.

Como resultado do II Encontro Nacional de Educadoras e Educadores dos Museus Ibram, uma carta com as principais diretrizes levantadas durante o evento será redigida por uma comissão de educadores presentes no Encontro e com a colaboração de representantes de diversos Museus Ibram.