Férias nos museus: instituições estão com programação especial em julho

publicado: 17/07/2015 09h04,
última modificação: 17/07/2015 10h47

Os museus são um ótimo passeio para as crianças neste período de férias. Diversas instituições estão com atividades voltadas para a meninada. Selecionamos algumas:

Biblioteca Rocambole, do Museu Imperial
Biblioteca Rocambole

Biblioteca Rocambole Museu Imperial (Rua da Imperatriz nº220, Centro – Petrópolis, RJ)
A Biblioteca está com uma vasta programação para as crianças durante todo o mês. Haverá exploração do acervo, oficinas criativas e leitura com histórias dinâmicas. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Toda a programação está no blog da Biblioteca.

Museu de Energia de Itu (Rua Paula Souza nº 669, Centro – Itu, SP)
Todas as quartas-feiras do mês de julho, às 15h, o Museu  realizará o projeto Cine Clubinho, uma seleção de filmes e animações de curta duração, que trata de temas de meio ambiente e de consumo consciente. As exibições são acompanhadas de ações educativas variadas, de acordo com os temas dos curtas-metragens e fazem parte da programação “Férias no Museu”. Com entrada gratuita, o Cine Clubinho tem por objetivo divertir, além de educar. Os filmes são indicados para crianças de 06 a 12 anos e o número de participantes por sessão é de 12 a 15 pessoas. Contato: (11) 4022-6832.

Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, nº 1.880 – Campos do Jordão/SP)
De 4 a 31 de julho, o Museu e o Auditório realizam a programação Férias no Museu. Com atividades diárias e gratuitas voltadas para o público de todas as idades, o projeto contará com oficinas de culinária, artesanato, dança, música e de preservação ambiental, além de ações em parceria com o Museu do Café de Santos. Contato: (12) 3662-6000.

Espaço Ciência ( Parque Memorial Arcoverde, Parque 2 – Complexo de Salgadinho, Olinda – PE)
De 13 a 31 de julho, vinte oficinas envolvendo conceitos de matemática, biologia, física, história, geografia, astronomia e informática estarão à disposição do público visitante. Todas as oficinas são gratuitas e os interessados em participar não precisam realizar agendamento. A programação de férias ainda conta com toda a área de 120 mil m² do Espaço Ciência que inclui as trilhas Ecológica e da Descoberta,  exposições e passeio no barco solar. Leia mais na página do Espaço.

Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, s/n° – Centro – Brodowski/SP)
Atividades inspiradas nas tradicionais brincadeiras de rua promovem a socialização do público e prometem gastar a energia dos pequenos até o dia 31 de julho no Museu Casa de Portinari. Intitulada Brincarolando no Museu – Construindo nossa infância, a agenda traz um tema que muito agradava o artista: a música. Continue lendo para ver toda a programação.

Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, s/nº – Prédio Rosa, Belo Horizonte/MG)
Para o período de férias escolares, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal preparou uma programação especial para o público infantojuvenil e adulto. As Oficinas de Férias serão realizadas entre os dias 18 de julho e 02 de agosto de 2015, com os temas: Pigmentos, Mundo Mineral, Fotografia Digital, Origami, Cristais, Caleidoscópio, Ginástica do Afeto e Pequenos Futuristas – com as participações do Festival SACI e TV Co-criativa. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Informações na página do Museu.

Museu Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521 – Tupã/SP)
De 13 a 27 de julho, um conjunto de atividades especiais integra a programação de férias do Museu. Durante 15 dias, a garotada participará de ações relacionadas à educação e ao lazer. As Oficinas de Féria” serão oferecidas para crianças de 6 a 12 anos. Entre elas estão: confecção de maquete, fotografia,  leitura e pesquisa, montagem e apresentação de uma exposição, divulgação e comunicação e confecção de pipas, petecas, origamis, brincos, presilhas indígenas e palito de prender cabelo e outros adornos indígenas. Para se inscrever, o interessado deverá comparecer na instituição ou entrar em contato pelo telefone (14) 3491-2333, até o dia 12 de julho. As vagas são limitadas.

Museu da Inconfidência (Praça Tiradentes nº 139, Centro – Ouro Preto/ MG)
As inscrições para as férias no Setor Educativo do Museu da Inconfidência já estão abertas! As atividades são gratuitas, direcionadas pra crianças a partir dos 7 aos 12 anos, tendo como foco apresentar as brincadeiras antigas, além de oficinas diversas.  Para inscrever os responsáveis devem entrar em contato através do e-mail educativodomuseu@gmail.com ou pelo telefone (31) 3551-1378, enviando nome completo da criança e do responsável, telefone para contato e data de nascimento. Vagas limitadas! Email para informações: educativomuseu@gmail.com.

Museu dos Brinquedos (Av. Afonso Pena nº 2564, Funcionários – Belo Horizonte/MG)
Nas férias de julho do Museu dos Brinquedos vai ter Laboratório de Experiências Divertidas, Oficina de Brinquedos Científicos, exposições de brinquedos, muitas brincadeiras e Colônia de Férias. Todas as informações na página do museu.

Museu do Futebol (Praça Charles Miller s/n – Estádio do Pacaembu, São Paulo/SP)
De 21 de julho a 2 de agosto, o museu promove oficinas, atividades educativas, teatro e contação de histórias. As atividades acontecem de terça a domingo, das 10h às 17h e são gratuitas. Veja a programação completa na página do Museu.