Fortaleza (CE) sediará o 8º Fórum Nacional de Museus em 2019

publicado: 05/06/2017 15h54,
última modificação: 06/06/2017 10h11

7FNM_Encerramento1-300x200
Apresentação de resultados do encontro do PNEM e dos GTs durante a Plenária Final do 7º FNM

Em Plenária Final, na tarde de sábado (3), a cidade de Fortaleza (CE) foi escolhida, com 72 votos, para sediar a próxima edição do Fórum Nacional de Museus (FNM) em 2019. As cidades de Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG) também apresentaram candidaturas.

O encerramento contou com a leitura de proposições alcançadas durante os dois dias de reuniões de oito grupos de trabalho. Houve ainda a apresentação, discussão, votação e aprovação de 10 moções apresentadas pelos participantes do 7º FNM.

Por fim, houve uma breve apresentação dos resultados do primeiro encontro do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) e das reuniões paralelas de entidades e grupos ligados ao campo museal.

Coordenada pelo presidente do Ibram, Marcelo Araujo, a mesa de encerramento foi composta por Luciene Figueiredo, coordenadora dos Sistemas Estaduais de Museus; Eneida Braga, diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus do Ibram; e Simone Flores, representante da Comissão Organizadora local do 7º FNM.

Marcelo Araujo comemorou os resultados alcançados nesta edição do FNM e os avanços na discussão das políticas públicas para o setor de museus no Brasil.

O representante do setor de museus no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), eleito para o biênio 2018-2020 pelos participantes, foi o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus( Icom), com 97 votos. A suplência fica com o Conselho Federal de Museologia (Cofem), que obteve 94 votos.

Texto e fotos: Ascom/Ibram
Última atualização: 6.6.2017