Ibram seleciona para educação museal, preservação de museus e de acervos

publicado: 08/03/2017 17h35,
última modificação: 08/03/2017 17h43

Técnico em atuação no Laboratório de Conservação e Restauração do Museu Histórico Nacional (MHN), no Rio de Janeiro (RJ).

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), abriu nesta quarta-feira (8) quatro seleções para contratação de consultores na modalidade produto.

As oportunidades são para atuação em políticas públicas voltadas à educação museal, conservação preventiva de estruturas físicas de museus e gestão de riscos a acervos musealizados.

O Edital Nº019/2017 destina-se à contratação de consultor com curso superior na área de Engenharia com objetivo de estabelecer uma metodologia de apoio à gestão de obras em museus da rede Ibram, utilizando o Museu da República, no Rio de Janeiro (RJ), como estudo de caso. É esperada, conforme detalhado no Termo de Referência, a produção de documentos técnicos propositivos para o registro de futuras intervenções físicas, bem como implementação de Protocolo de Vistoria e Inspeção Predial.

O Edital Nº020/2017 também tem como foco a contratação de profissional na área de Engenharia. Neste caso, o objeto do contrato é a realização de estudos e planejamento para elaboração de caderno de manutenção e conservação preventiva que estabeleça a implementação de protocolos e rotinas de vistoria predial permanentes nas unidades museológicas da rede Ibram.

Também com foco na preservação, mas neste caso de acervos musealizados, o Edital Nº 021/2017 objetiva selecionar profissional com formação de nível superior em pelo menos uma das seguintes áreas: Museologia, Conservação/Restauração, Arquitetura, Química e Administração. A consultoria, conforme Termo de Referência, irá auxiliar a implementação de metodologia do Programa de Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro, de modo a subsidiar a atuação da recém-criada Coordenação de Preservação e Segurança do Ibram.

Na quarta seleção, aberta pelo Edital N° 022/2017, a oportunidade é para atuação no Programa Nacional de Educação Museal (PNEM). O objetivo é realizar a sistematização analítica dos documentos produzidos no âmbito do programa  por meio de consulta pública, presencial e virtual. Para candidatar-se a esta consultoria técnica, é exigida formação acadêmica na área de Ciências Humanas ou Sociais. Confira os detalhes.

Envio de currículos – Os interessados em qualquer das quatro seleções abertas deverão enviar currículo, conforme modelo disponibilizado pelo Ibram e informando o edital de interesse no assunto do e-mail, para o endereço eletrônico prodoc.selecao@antigo.museus.gov.br, entre os dias 08/03/2017 e 15/03/2017.

Em atenção às disposições do Decreto Nº 5151, de 22 de julho de 2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, bem como de empregados de suas subsidiárias e controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional.