Ibram assina acordo de Cooperação Técnica com Serpro para implantar museu

publicado: 18/09/2013 09h12,
última modificação: 24/09/2013 12h43

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) assinaram nesta terça-feira, 17, em Brasília, um acordo de cooperação Técnica com o compromisso de promover ações conjuntas para criar uma proposta de estruturação e implementação do Museu do Serpro.

O presidente do Ibram (esq.) salientou o papel do Serpro para a história da informática no país

A expectativa do diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, é de que em dezembro de 2014, quando ocorrem as festividades pelos 50 anos da empresa, aconteça a inauguração do memorial com a história de tecnologia do Serpro e, indiretamente, do Brasil.

Mazoni salientou que é importante deixar registrada para as gerações futuras os marcos da trajetória da empresa na área da tecnologia da informação brasileira, haja vista que, desde a década de 60, o Serpro é referência nesse âmbito.

Papel histórico
“Documentar essa caminhada é uma maneira de preservar e compartilhar as informações ao longo da história do Serpro, além de disponibilizá-las à sociedade para fins de pesquisa e divulgação”, enfatizou Mazoni, durante a assinatura.

“Esperamos que a nossa expertise contribua e ajude o Serpro na construção deste museu, que contribuirá para o registro do nascimento e da evolução do mundo da tecnologia e da informática brasileira”, acrescentou o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo.

O acordo prevê o apoio do Ibram na elaboração do estudo de viabilidade (diagnóstico da situação) e desenvolvimento da proposta conceitual do museu. Em um segundo momento, o Instituto apoiará a elaboração e a execução do plano museológico e museográfico, bem como seu desenvolvimento institucional.

Nesta última etapa, caberá ao conselho diretor do Serpro a aprovação da proposta de criação do museu. O documento tem validade de três anos. Continue lendo na página web do Serpro.

Texto e foto: Divulgação Serpro
Edição: Ascom/Ibram