Ibram discute práticas de pesquisa durante a 15ª Semana de Museus

publicado: 15/05/2017 11h07,
última modificação: 15/05/2017 11h07

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza, como atividade da 15ª Semana de Museus, a Jornada Técnica “Objetos controversos: a prática da pesquisa nos museus”.

A Jornada surgiu a partir da intenção dos diretores dos museus da rede Ibram em discutir uma série de temas. A atividade, gratuita e aberta ao público, acontece no dia 17 de maio,  de 9h às 18h, no Museu da República/Ibram no Rio de Janeiro (RJ).

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (21) 2127.0342 ou pelo e-mail mr.marketing@antigo.museus.gov.br.

Serão quatro painéis mediados por diretores de museus Ibram. O painel de abertura “A atribuição dos museus no contexto nacional e internacional” terá a participação de Maria Inês Mantovani Franco, Presidente Icom Brasil, e Marcelo Mattos Araujo, Presidente do Ibram.

Em seguida, Christina Penna, historiadora de arte, Rafael Zamorano, do Museu Histórico Nacional, e Alejandra Saladino, do Museu da República, discutem as teorias e práticas de pesquisa.

À tarde serão dois painéis: “Informação e público”,  com Marcelo Bortolloti, jornalista da Revista Época; Mário Chagas, do Museu da República, e Simone Bibian, do Museu Nacional de Belas Artes. “Usos da tecnologia” traz Larissa Long, do Museu Nacional de Belas Artes,  Eliane Zanatta, do Museu Imperial, e Ivan Coelho, da UniRio.

Do pó ao pó e Fa Pianger e Sospirare

O Museu da República também recebe duas mostras temporárias em comemoração à Semana de Museus 2017. As exposições, que serão abertas neste sábado (13), guardam em comum o fato de ambas remeterem, de alguma forma, à história do lugar.

Em Do pó ao pó, o artista Zé Carlos Garcia lança, na Galeria do Lago, um questionamento sobre a importância dos bustos que “povoam” os corredores do museu, com suas montagens de pedras sedimentares que se assemelham a figuras humanas sem rosto.

Já o artista visual Alessandro Sartore propõe com sua instalação Fa Pianger e Sospirare, montada no Coreto, uma volta a sua função regressa. A curadoria é assinada por Isabel Sanson Portella. Saiba mais