Ibram distribuirá impresso para museus fora dos grandes centros urbanos

publicado: 15/02/2018 14h30,
última modificação: 15/02/2018 14h31

Após duas edições sem produzir material impresso para divulgar a Semana de Museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) optou por imprimir e distribuir cartazes para as instituições inscritas na 16ª edição do evento, que acontece em todo o Brasil de 14 a 20 de maio, e estão localizadas fora dos grandes centros urbanos.

16SemanaMuseus_Cartaz
Clique para ampliar

Em 2016, por questões relativas à sustentabilidade tanto ambiental quanto financeira, o Ibram deixou de produzir e enviar materiais impressos aos participantes, substituindo-os por um kit de divulgação digital.

“Durante a 13ª Semana de Museus, em 2015, com o tema Museus para uma sociedade sustentável, algumas instituições questionaram o impacto ambiental desta ação – especialmente a emissão de poluentes e produção de lixo”, explica Ana Lourdes Costa, coordenadora de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram.

No ano seguinte, a pesquisa da 14ª Semana de Museus demonstrou que 74,09% dos museus participantes aprovaram a substituição.

“Contudo, sabemos da importância do material impresso, especialmente para museus de pequeno porte fora dos grandes centros urbanos. Por isso, optamos por voltar a reimprimir apenas os cartazes e em menor quantidade, gerando assim um impacto ambiental menor”, conclui a coordenadora.

O envio dos cartazes acontecerá após o fim das inscrições para a Semana de Museus 2018 – que segue até o dia 12 de março na página de Eventos do Ibram. O Guia da Programação, com todas as atividades da 16ª Semana de Museus, continuará em formato digital.

O tema desta edição é Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. Museus, centros de memória e cultura podem participar da temporada de eventos. As inscrições são gratuitas e a programação é de responsabilidade de cada instituição.

Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico semana@antigo.museus.gov.br.