Ibram participa de conferência internacional sobre políticas públicas para Artes Visuais

publicado: 21/03/2016 13h32,
última modificação: 21/03/2016 13h32

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Carlos Roberto Brandão, participou nos últimos dias 13 e 14, em Houston (EUA), de conferência internacional promovida pelo International Center for the Arts of the Americas (ICAA).

Sob o tema The Public Sector and the Visual Arts in Latin America: Re‐Framing the Issues for the 21st Century (O Setor Público e as Artes Visuais na América Latina: Re-Concebendo as Questões para o Século XXI), a conferência ICAA Ideas Council teve lugar no Museum of Fine Artes de Houston e reuniu 40 convidados ligados à gestão de políticas públicas para este campo em países latino-americanos, além de gestores afins ao tema que atuam nos EUA e Europa.

Durante os dois dias do evento, foram debatidos em reuniões, mesas-redondas e palestras temas relacionados às Artes Visuais e suas várias interseções com governos e iniciativas com financiamento público desenvolvidas na América Latina.

Em sua palestra aos convidados do encontro, o presidente do Ibram apresentou as principais políticas, programas e ações que o Ibram vem desenvolvendo desde sua criação no Brasil – país em que um quarto do total de museus tem foco nas Artes Visuais.

Foram apresentadas a Política Nacional de Museus (PNM), a Política Nacional de Cultura (PNC) e instrumentos voltados à preservação do patrimônio artístico brasileiro como a Declaração de Interesse Público. Também foram destacadas as iniciativas que o Brasil vem desenvolvendo, com o apoio do Ibram, no campo da Museologia Social.

“As experiências de Museologia Social que vêm se desenvolvendo no Brasil, como a criação de museus em favelas, despertaram um grande interesse dos participantes, que não tinham conhecimento desta possibilidade”, explica Brandão. “Também me chamou atenção o grande respeito despertado pela arte contemporânea brasileira e o interesse em pesquisar a história das artes visuais em nosso país”, completa.