Ibram participou de reunião da Cooperação Ibero-Americana na Espanha

publicado: 05/08/2013 16h03,
última modificação: 27/09/2013 16h55

A Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib) convocou uma reunião da Cooperação Ibero-Americana, no dia 23 de julho, em Madrid (Espanha), na qual participaram os Responsáveis de Cooperação, Programas, Iniciativas e Projetos atribuídos à Cooperação Ibero-Americana e à equipe da Segib.

Reunião aconteceu em na capital espanhola no dia 23 de julho

Uma das diretoras do Instituto Brasileiro de Museus, Eneida Braga, representou a presidência do Brasil no Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus. Antía Vilela, coordenadora da Unidade Técnica do Programa no país, também esteve presente.

O encontro foi articulado em torno de quatro temas centrais, que fazem parte do trabalho de renovação da cooperação que está sendo feito este ano: Financiamento e Marco jurídico-administrativo dos Programas; Dimensão institucional e Sistema de medida de realizações e resultados. Dentre os tópicos do encontro também estava a preparação da XXIII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, que será realizada no Panamá, no mês de outubro.

Ao final, o encontro chegou a uma avaliação política positiva, especialmente devido à perspectiva transversal e de integração com a que operam hoje os programas. Também destacou-se a necessidade de redefinir as metas e aperfeiçoar os sistemas de gestão dos programas, com ênfase em indicadores de desempenho e em uma metodologia comum para sistematizar os resultados da cooperação. Leia mais sobre a reunião e conheça o Programa Ibermuseus.

Texto e foto: Divulgação Ibermuseus