Ibram participa, em Quioto, da 25ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus

publicado: 09/09/2019 14h51,
última modificação: 20/01/2020 14h53
Presidente do Ibram, Paulo Amaral, discursa na 25ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus
Presidente do Ibram, Paulo Amaral, discursa na 25ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus

A cerimônia de abertura da 25ª Conferência Geral do Icom 2019, que foi realizada na cidade de Quioto entre os dias 1° a 7 de setembro, contou com a participação da presidente do Conselho Internacional de Museus (Icom), Suay Aksoy. Na ocasião, ela destacou que os museus estão entre as instituições mais confiáveis do mundo. Mencionou o papel social dos museus e reforçou: “nossa diversidade tem sido a garantia de nossa criatividade e resiliência. Liderança para mim não é uma posição, é uma atitude”, destacou Aksoy.

Na programação do evento, o debate sobre a prevenção de desastres em museus, como referência o incêndio, no dia 2 de setembro de 2018, no Museu Nacional (RJ); a busca da sustentabilidade econômica, social e ambiental dos museus em contextos de crise e o papel dos museus para o desenvolvimento local foram temas abordados na conferência.

Na quarta (4), o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Paulo Amaral, participou da sessão plenária “Museus em tempos de desastre”. Na oportunidade, Amaral falou sobre o processo de recuperação do Museu Nacional e as ações de segurança preventiva em curso no Brasil.

Destacou, também, que o incêndio do Museu Nacional motivou o Ministério da Justiça a priorizar a aplicação dos recursos do Fundo de Direitos Difusos (FDD) em obras de reparação de equipamentos voltados para o patrimônio cultural.

Ainda, Amaral mencionou que o Ibram prestará assessoria técnica nas ações que envolvam a reconstrução institucional do museu, inventários, elaboração de plano museológico, sistematização de política de acervo, registro do museu, etc, além de auxiliar o Museu Nacional na concepção, planejamento e gestão de exposições e mostras de curta duração, na articulação de parcerias com instituições afins visando aperfeiçoamento técnico e na formulação e execução de políticas públicas no campo dos museus.

A participação do Ibram no evento contribui para o debate sobre gestão de riscos ao patrimônio cultural no Brasil, bem como busca sinergias e parcerias para aprimorar a gestão e o desenvolvimento dos museus brasileiros.

Na pauta de reuniões, o Ibram debateu com representantes do Icom a maior participação do Brasil no Comitê Permanente de Prevenção de Desastres desta instituição e a coordenação de trabalhos entre representantes da América Latina e da África para o fortalecimento de ações de cooperação sul-sul para museus.

Paralelamente, a autarquia realizou diálogos com representantes dos Institutos Nacionais do Patrimônio Cultural (National Institutes for Cultural Heritage) do Japão a fim de debater possíveis ações de intercâmbio profissional e de cooperação técnica no campo da gestão de museus, considerando o modelo de descentralização dos museus japoneses e a segurança preventiva em casos de desastre.

Conferência Geral do Icom

A Conferência Geral do Icom, realizada a cada três anos, constitui um dos principais fóruns internacionais no campo dos museus. Participam da conferência profissionais e instituições de 137 países, divididos em 31 comitês temáticos, que deliberam sobre uma série de ações realizadas conjuntamente.

Com o tema “O Poder dos Museus –  no desenvolvimento da soberania da sociedade civil, na   era da mudança global e como lugares seguros e abertos a todos”, a 26ª Conferência Geral do Icom será realizada em Praga, capital da República Tcheca.

Informações sobre o evento podem ser obtidas aqui.