Ibram promove debate sobre a proposta do conceito de museu pelo Icom

publicado: 12/12/2019 11h34,
última modificação: 17/12/2019 11h37

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com o ICOM Brasil, o curso de Museologia da Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal promoveram na última sexta-feira (6), um debate sobre a proposta de nova definição do conceito de museu pelo Icom.

Participaram do debate a presidente do ICOM Brasil, Renata Motta, o Subsecretário do Patrimônio Cultural, Demétrio Carneiro da Cunha Oliveira e a professora do curso de museologia da UnB, Ana Abreu. Realizado na sede do Ibram, em Brasília, o evento foi mediado pela diretora do Departamento de Processos Museais (DPMUS/Ibram) e contou com a participação de cerca de 30 participantes.

Um projeto para a redefinição do conceito de museu no século XIX vem sendo discutido desde 2016, mas a votação que seria realizada em setembro na 25ª Conferência Geral do ICOM, em Quioto, não foi realizada, reconhecendo-se a necessidade de prorrogação dos debates.

O ICOM Brasil tem realizado uma consulta junto a comunidade museológica brasileira a respeito de uma nova proposta de conceito. Interessados em participar dessa discussão podem mandar suas contribuições através de um formulário online.

Elaborado como base naquele desenvolvido pelo Comitê Internacional de Museologia (ICOFOM), o questionário sobre a texto da nova definição proposta está disponível também em português. As contribuições devem ser enviadas até 17 de janeiro de 2020. Elas serão consolidadas em um relatório que será enviado para o ICOM internacional.

Assista ao vídeo do debate sobre a proposta de nova definição do conceito de museu pelo Icom, realizado no auditório do Ibram no dia 06 de dezembro.