Ibram publica acordos de Cooperação Técnica feitos durante Conexões

publicado: 28/08/2012 09h48,
última modificação: 28/08/2012 09h48

O Instituto Brasileiro de Museus publicou, no dia 28 de agosto, no Diário Oficial da União (Nº 167, Seção 3, páginas 13), três extratos de acordos de Cooperação Técnica assinados com os estados visitados pelo Ibram no segundo semestre de 2012 durante eventos do projeto Conexões: Santa Catarina, Pará e Rio Grande do Sul.

O Acordo de Cooperação tem como objetivo a integração de competências e de recursos institucionais para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o reconhecimento, o fortalecimento, a difusão, o fomento e o incentivo do setor museal de cada estado. A ênfase da cooperação está no fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus e do Sistema Estadual de Museus e sua articulação e também na implantação, monitoramento e avaliação do Plano Nacional Setorial de Museus e dos Planos Estaduais e Municipais de Museus, entre outros.

Com vigência de 60 meses a partir da de sua assinatura, os acordos poderão ser prorrogados por um período de 12 meses, mediante a celebração de Termo Aditivo, contanto que haja devida justificativa e não se altere do objeto do documento.

Desde março de 2012, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) percorre os estados do país conectando os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão museais. Oito estados participaram no primeiro semestre de 2012 e, nos próximos meses, a programação segue para mais dez estados.  O projeto Conexões Ibram segue para Rondônia, dias 18 a 20 de setembro. Saiba mais.