ICOM define tema para celebrar o Dia Internacional de Museus em 2012

publicado: 16/11/2011 14h50,
última modificação: 17/11/2011 09h49

O Conselho Internacional de Museologia (ICOM) define anualmente, desde 1977, um tema para celebrar o Dia Internacional de Museus – comemorado em 18 de maio. Em 2012, o tema será Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações.

Este também será o tema da 10ª Semana de Museus, iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), que tem como objetivo sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. A Semana de Museus acontecerá em maio de 2012. Este ano, foram cerca de três mil eventos organizados por todo o Brasil por mais de mil instituições. Saiba mais.

Segundo o ICOM, “o mundo está mudando mais rápido do que nunca. Novas tecnologias proporcionam novas ideias. São gigabytes de informação e notícias são compartilhadas em mídias sociais. Os museus de hoje devem encontrar seu espaço de comunicação nesse contexto de ritmo frenético”, explica o texto sobre a escolha do tema para o próximo ano.

Continua: “o Dia Internacional de Museus de 2012 concentra-se tanto no crescimento dos museus e na construção de seu futuro, como em questões como o câmbio climático ou os novos meios de comunicação eletrônica”. Conheça mais sobre o ICOM aqui.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: ICOM/divulgação