Inscrições para Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade vão até 15 de maio

publicado: 30/04/2015 16h57,
última modificação: 30/04/2015 16h58

Foi prorrogado o prazo para inscrições para a 28ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concurso de caráter nacional promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento a ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro, que este ano terá como tema “Rio 450 anos – Patrimônio Mundial Paisagem Cultural Urbana”. Os interessados ganharam mais 15 dias e, assim, têm até 15 de maio para enviar trabalhos.

Ao todo, serão selecionadas oito iniciativas representativas, divididas em duas grandes categorias. A primeira delas premiará ações de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural. O objetivo é valorizar e promover iniciativas de excelência em preservação e salvaguarda, envolvendo identificação, reconhecimento e salvaguarda; pesquisas; projetos, obras e medidas de conservação e restauro.

Já a segunda categoria reconhecerá iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural. A ideia é valorizar e promover iniciativas referenciais que demonstrem o compromisso e a responsabilidade compartilhada para com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades.

Serão escolhidas as ações que se destaquem pela originalidade, vulto ou caráter exemplar. O edital divulgado no Diário Oficial da União tem premiação no valor de R$ 30 mil como estímulo e forma de reconhecimento aos projetos selecionados. Confira o edital.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail premio.prmfa@iphan.gov.br ou pelos telefones (61) 2024 5462 e 2024 5465.