Intercâmbio: museus franceses recebem brasileiras para estágio

publicado: 11/09/2013 10h36,
última modificação: 13/10/2014 15h20

A partir da próxima semana, três brasileiras iniciam estágios em museus da França. Selecionadas via edital público, a presença delas nos museus franceses faz parte da primeira ação do convênio firmado entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e a Escola do Louvre no final de 2012. Saiba mais.

Nesta semana, o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, assinou as convenções de estágio. A convenção é o documento que formaliza a realização do estágio com o museu francês que recebe a intercambista.

Os estágios vão de 16 de setembro a 29 de novembro e cada participante irá estagiar em uma instituição: Cidade da Arquitetura e do Patrimônio; Museu Bourdelle e Centro Pompidou.

As três estudantes estão na França há 15 dias e participam, como etapa preliminar aos estágios, do Seminário Internacional de Verão de Museologia da Escola do Louvre (Siem).

O Seminário é formado por aulas, mesas redondas com profissionais e estudos de caso a respeito de um tema específico. O tema desta edição é Famílias nos museus e se volta aos estudos de público, com foco nas visitas de famílias nos museus, o tratamento dispensado a elas, a existência de atividades ou serviços específicos, a gestão de públicos de diferentes gerações. Saiba mais sobre o intercâmbio.

Texto: Ascom/Ibram