Mais de mil museus brasileiros responderam à PAM 2014

publicado: 16/01/2015 16h44,
última modificação: 19/01/2015 08h21

Encerrada no dia 12 de janeiro, a Pesquisa Anual de Museus (PAM) 2014, iniciativa do Cadastro Nacional de Museus (CNM), recebeu mais de mil respostas de instituições museológicas de todo o Brasil.

MuseuRepublica_RJ
O Museu da República, no Rio de Janeiro, foi um dos que respondeu à PAM 2014

A nova pesquisa, que agora dá início a séries históricas, se propõe a traçar um diagnóstico detalhado do setor museal brasileiro, trazendo dados sobre acessibilidade, acervo museológico, gestão de pessoas, orçamento, dentre outros aspectos.

“Os dados coletados encontram-se agora em fase de avaliação pela equipe do CNM. Ainda neste semestre será divulgado um boletim analítico com os resultados da pesquisa”, explica Karla Uzêda, coordenadora de Produção e Análise da Informação do Instituto Brasileiro de Museus, sobre os próximos passos.

A PAM é um instrumento fundamental para o estabelecimento de metas e indicadores para o setor museal brasileiro, bem como para acompanhamento, monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas. Saiba mais.

Museus e público
“Você sabe quantas pessoas visitam um museu?” Essa é a pergunta-chave da próxima pesquisa voltada aos museus do país a ser lançada pelo CNM no dia 2 de fevereiro.

O projeto “Museus & Público – Contagem” será um instrumento para os museus informarem seu quantitativo de visitação anual, de forma padronizada e organizada, por meio do Formulário de Visitação Anual (FVA).

“Mais do que servir como dado para confirmar o fluxo de visitação, a contagem de público pode, dependendo da técnica adotada, indicar as exposições de maior público, a necessidade de adequação dos serviços oferecidos ou a ampliação da ação educativa, por exemplo”, reforça Karla Uzêda.

Os museus terão de 2 de fevereiro a 30 de abril de 2015 para colocarem seus dados de visitação no formulário que ficará disponível online na página do Ibram. Assista vídeo explicativo, desenvolvido pelo CNM, para entender mais.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Banco de Imagens Ibram