Mart confecciona tapetes de corpus christi

publicado: 27/06/2011 15h57,
última modificação: 27/06/2011 16h01

A confecção de tapetes para o Corpus Christi em Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos (RJ), contou com a participação do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART) de Cabo Frio (RJ). Os trabalhos nas ruas, para a procissão do dia 23, iniciaram na noite do dia 22. Há 19 anos, o MART participa da confecção de tapetes para a procissão de Corpus Christi em Cabo Frio. Desde o ano passado, também está presente na tradição religiosa em Arraial do Cabo.

Os tapetes foram confeccionados com a tradicional matéria prima da região, o sal, com policromia e material reciclado. O trabalho foi resultado da mobilização de técnicos do MART e pessoas da comunidade local, que se dividiram em equipes em Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Em Cabo Frio, o MART expôs a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que é comumente representada pisoteando a serpente, simbolizando a vitória sobre o pecado. A serpente com o símbolo do pecado original, a maçã, foi apresentada no tapete de sal sendo esmagada pelo planeta Terra. A serpente remetia às modificações climáticas, deflagradas pelo comportamento humano.

Em Arraial do Cabo, o tapete reproduziu a fachada da sede do museu, o antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, em Cabo Frio (RJ). Próximo à reprodução do antigo Convento, o planeta Terra simbolizava o sofrimento com as alterações climáticas causadas pela intervenção humana.