MART lança livro sobre a história de Cabo Frio

publicado: 22/05/2017 11h21,
última modificação: 22/05/2017 17h03

Capa da publicação lançada pelo Mart

O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART/Ibram), em Cabo Frio (RJ) lançou, na última sexta-feira (19) , livro sobre a história da cidade.

Organizado pelos historiadores Flávia Maria Franchini Ribeiro e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, Cabo Frio – 400 anos de História (1615-2015) traz uma reflexão sobre a cidade que é resultado de aproximação entre o museu e comunidade acadêmica, que contribui para o debate crítico sobre a construção histórica de sua realidade atual.

Inaugurado em 1982 nas dependências do antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, que começou a ser edificado em 1686, o MART é um marco histórico da colonização de Cabo Frio. Valioso exemplar da arquitetura franciscana, o museu foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1957.

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araujo, participou da cerimônia de lançamento na sede do museu, que contou com mesa-redonda com a participação dos organizadores e os autores José Francisco de Moura, Nilma Teixeira Accioli e Paulo Roberto Araújo. A versão online do livro está disponível na página do Ibram.

Texto: Ascom/Ibram