Mesmo em obras, visitante pode conhecer a Casa da Hera em Vassouras

publicado: 12/08/2014 10h17,
última modificação: 12/08/2014 16h48

O Museu Casa da Hera, em Vassouras (RJ), está fechado para obras desde o dia 21 de julho, mas a partir de agora o visitante poderá conhecê-lo mesmo sem entrar no museu: foram instalados painéis em frente à fachada da casa com fotografias de cada cômodo e dos objetos de seu acervo permanente.

No jardim, painéis contam a história da casa - fechada para obras desde julho
No jardim, painéis contam a história da casa – fechada para obras desde julho

“Pensamos em como poderíamos transformar o fato da casa estar fechada ao público em uma opção diferente de visita, com acesso ao acervo existente”, explica o diretor interino, Cirom Duarte. “A proposta é que os funcionários realizem agora visitas mediadas por meio dos painéis, com fotos de todos os cômodos, objetos e indumentárias, contando com textos elucidativos”.

Uma maquete também foi feita para que os visitantes tenham uma ideia melhor da disposição dos cômodos da Casa da Hera, que hoje passa por obras em vários pontos em simultâneo – como a copa, o quarto menor, o salão amarelo e o salão vermelho. A reforma busca a recuperação elétrica, hidráulica e estrutural do casarão.

Ainda que o museu esteja temporariamente fechado, o acesso aos jardins da chácara está normal e lá têm sido desenvolvidas todas as atividades e projetos de cunho educativo do museu. Hoje, cerca de 80 pessoas visitam a Casa da Hera por dia. Saiba mais.

Texto e foto: Divulgação Casa da Hera
Edição: Ascom/Ibram