Minas Gerais realiza 11º Encontro Estadual de Museus

publicado: 23/05/2018 12h32,
última modificação: 23/05/2018 12h36

“Museus: Planejamento e Gestão em Redes” é o tema do 11º Encontro Estadual de Museus, que o Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG) realiza nos dias 23, 24 e 25 de maio.

Realizado no teatro José Aparecido de Oliveira, em Belo Horizonte (MG), o encontro debaterá a importância da estruturação dos museus mineiros por meio do Planejamento Museológico, da utilização do Cadastro dos Museus como instrumento de política museológica no Estado e do trabalho em Rede.

O Encontro de Museus é promovido anualmente pelo SEMMG, coordenado pela Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Esta edição integra as ações do Projeto Consolidação do Sistema Estadual de Minas Gerais, do edital Implantação e Fortalecimento de Sistemas de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O presidente do Ibram, Marcelo Araujo, e a chefe da Representação Regional do órgão em Minas Gerais, Cláudia Maria Chaves, participaram da abertura do evento ao lado do secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, da superintendente de Museus e Artes Visuais e Coordenadora do SEMMG, Andrea Matos, e do representante do Conselho Regional de Museologia 2ª Região, Carlos Augusto Ribeiro Jotta.

Como parte da programação, representantes do Ibram falam aos participantes nesta quinta-feira (24) sobre o Cadastro Nacional de Museus, a plataforma Museusbr e os instrumentos da Política Nacional de Museus. Na sexta-feira (25), será abordada a Rede Nacional de Identificação de Museus (ReNIM).

A programação completa do evento está disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.