Portaria do MinC institui GT para viabilizar Museu Nacional Afro Brasileiro

publicado: 22/11/2012 12h56,
última modificação: 23/11/2012 13h42

O Museu Nacional Afro Brasileiro de Cultura e Memória em Brasília também foi tema de conversa da ministra da Cultura, Marta Suplicy, com coordenadores das bancadas estaduais dos deputados ontem (21), na capital federal.

Ministra durante cerimônia do Dia Nacional da Consciência Negra em SP

Além de apresentar as prioridades do Ministério da Cultura (MinC) e propôr colaboração com recursos financeiros, através de emendas de bancadas, a ministra falou sobre a portaria 148/2012, assinada no Dia Nacional da Consciência Negra, que institui um grupo de trabalho para viabilizar as diretrizes básicas para elaboração do projeto executivo, construção e funcionamento do museu. A portaria foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União.

Estrutura colegiada
Com a autorização de doação de imóvel no Setor de Hotéis e Turismo Norte, feito pela Terracap, para a construção do Museu Nacional Afro-Brasileiro, o grupo de trabalho pode, entre outras ações, convidar especialistas na área de museologia e patrimônio histórico, realizar missões junto a instituições similares, no Brasil ou no exterior, para o intercâmbio de experiências, e propor normas necessárias à instituição e a gestão eficiente do museu.

O grupo de trabalho contará com a participação de representantes do sistema MinC ligados à Fundação Palmares, Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Secretaria de Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC).

O prazo de duração do grupo de trabalho será um ano a contar da data de publicação da Portaria, prorrogável por igual período.

Fonte: Ascom/MinC
Edição: Ascom/Ibram
Foto: Luiz Carlos Murauskas/MinC