Ministros de cultura ibero-americanos reunidos em conferência no Paraguai

publicado: 29/07/2011 17h36,
última modificação: 06/06/2012 15h37

29/7/2011 – Os ministros de cultura de países ibero-americanos se reunirão no dia 2 de agosto em Assunção, Paraguai, na XIV Conferência Ibero-americana de Cultura. O presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, representará a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, no encontro.

Além do representante do Brasil, participam os ministros de Andorra, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, entre outros. A conferência é preparatória para a 21ª Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, a ser realizada em outubro.

Carta Cultural – Um dos focos da programação é a apresentação, pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e Secretaria Geral Ibero-americana (Segib), do projeto cultural ibero-americano e da implementação da Carta Cultural Ibero-americana. O documento que serve como base para o desenvolvimento da Carta está aberto a sugestões até setembro. Ele servirá como ponto de partida para o debate dos eixos e políticas culturais que estruturarão o Espaço Ibero-americano de Cultura. Para dar sugestões, basta acessar os fóruns (http://www.culturasiberoamericanas.org/foros.php) e comentar os artigos ali propostos. O projeto foi proposto pela Segib, OEI e Conferência Ibero-americana de Cultura.

Ibermuseus – Outro ponto da programação é a apresentação, pela Segib, de informes sobre o andamento de programas ibero-americanos de cultura – entre eles, o Ibermuseus, iniciativa de cooperação intergovernamental para fomento e articulação de políticas públicas para a área de museus e patrimônio. O Ibermuseus é presidido pelo Brasil (por meio do presidente do Ibram, reeleito para presidir o programa em junho deste ano), e sua unidade técnica fica em Brasília. O programa é vinculado à Segib, conta com o apoio técnico da OEI e do Ibram e tem o apoio financeiro da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). Saiba mais sobre o Ibermuseus.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação do Ibram: ascom@antigo.museus.gov.br, (61) 2024-4035, 2024-4400 e 9619-5445.
Assessoria de Comunicação do Ibermuseus: eduardo.pinillos@ibermuseos.org, (61) 2024-4038 e 9619-6998, com Eduardo Pinillos