Moradores de Resende Costa visitam Museu da Inconfidência

publicado: 25/04/2011 15h01,
última modificação: 25/04/2011 15h01

Moradores do município de Resende Costa (MG) visitaram o Museu da Inconfidência no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, para render homenagem ao inconfidente José de Resende Costa (pai), que dá nome à cidade mineira. O inconfidente foi um dos três conjurados sepultados no último dia 21 no Panteão da Inconfidência, monumento que integra o museu. O sepultamento foi acompanhado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, além de outras autoridades.

Os resende-costenses foram recepcionados no Panteão pelo diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão, e pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Júnior.

“Nossa expectativa era muito grande. Cultuamos a figura do inconfidente Resende Costa; as crianças aprendem sobre ele na escola. Para nós, o 21 de abril tem uma importância particular a partir de hoje”, afirmou o professor Rosalvo Gonçalves Pinto, autor do livro Os inconfidentes José de Resende Costa (Pai e Filho) e o Arraial da Laje (1992, Senado Federal).

O conjurado Resende Costa e seu filho, de mesmo nome, viveram e desenvolveram suas atividades na localidade de Arraial da Laje que, ao ser emancipada, em 1912, homenageou-os, dando seu nome ao município.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Museu da Inconfidência