Museu Casa de Benjamin Constant completa 30 anos dia 18 de outubro

publicado: 15/10/2012 11h27,
última modificação: 19/10/2012 10h23

O Museu Casa de Benjamin Constant, vinculado ao Ibram/MinC, comemora 30 anos de fundação no dia 18 de outubro. A instituição programa uma série de comemorações simbólicas ao longo do mês relacionadas à memória de seu patrono, que viveu no casarão onde hoje o museu está situado, no bairro carioca de Santa Teresa.

O museu vai sortear, entre os seguidores de seu perfil no Twitter e entre os fãs de sua página no Facebook, três mini-catálogos que trazem informações sobre Benjamin Constant, sua família e o museu-casa. Serão ao todo seis mini-catálogos. Os sorteios serão realizados no próprio dia 18. Saiba mais detalhes no blogue do museu.

Abolicionista, liberal e considerado um dos fundadores da República brasileira, Benjamin Constant mudou-se com a família para Santa Teresa em 1890, ocupando o casarão construído por volta de 1860. Faleceria um ano depois, na madrugada do dia 22 de janeiro de 1891, um mês antes da promulgação da Constituição da República.

A mesma Constituição, no artigo oitavo de suas Disposições Transitórias, determinou que a União adquirisse a casa onde Benjamin Constant viveu seus últimos dias. Por iniciativa do deputado Demétrio Ribeiro, foi apresentada e aprovada uma lei que transformaria a casa em museu, com usufruto da viúva até seu falecimento.

A família ocupou a casa de chácara, construída no alto de ampla área verde, até 1961, quando o imóvel foi devolvido à União. Em 18 de abril de 1982, após os preparativos de recuperação da casa e do parque, o museu foi inaugurado  com a missão de reconstituir o ambiente familiar e o contexto sócio-cultural em que viveu o Fundador da República.

Texto: Divulgação Casa Benjamin Constant