Museu Casa dos Ottoni registrou novo recorde de visitação em 2017

publicado: 20/02/2018 09h12,
última modificação: 20/02/2018 09h12

Atividade no Museu Regional Casa dos Ottoni realizada durante a 11ª Primavera dos Museus atrai público recorde

Localizado na cidade do Serro (MG), o Museu Casa dos Ottoni (MRCO/Ibram) recebeu 6.039 visitantes em 2017, o que significa um aumento de 32% em relação ao ano de 2016. Desde o início dos estudos de público no museu, em 2011, o incremento foi de 136%.

Na ocasião, o MRCO aplicou um questionário qualitativo entre os moradores do Serro e os seus visitantes, a fim de estudar a percepção quanto ao trabalho desenvolvido na instituição. Tal proposta procurou avaliar o papel do Museu para a sociedade local e vice-versa, o que possibilitou a definição de estratégias para criação de programas e projetos, visando o aumento do público visitante.

De acordo com o diretor do museu, Carlos Alberto Silva Xavier, a equipe do MRCO promove análises de público mensais que traçam o perfil dos visitantes. “Esta informações embasam o planejamento estratégico da instituição e proporcionam a visualização dos resultados das ações propostas”, declarou.

Uma das estratégias do projeto Museus & Público, a contagem de público é uma atividade fundamental para o estabelecimento de uma melhoria progressiva da qualidade do funcionamento da instituição e do atendimento às necessidades dos visitantes. Os museus Ibram informam seu quantitativo de visitação mensal. Tais informações além de outros detalhes e leituras possíveis a partir desses dados, podem ser encontradas no site do Instituto.

Formulário de Visitação Anual (FVA) – 2017BannerFVA fevereiro2018-01

Previsto pelo Decreto 8.124/2013, o Formulário de Visitação Anual visa colher dados sobre a frequência de público de todos os museus brasileiros. Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o FVA viabiliza o envio das informações sobre o quantitativo anual de visitação de maneira padronizada e organizada. O preenchimento do FVA 2017 já pode ser feito através da plataforma Museusbr.